sexta-feira, 31 de julho de 2009

III Festival da BRAVIO

Amigo internauta,

Aconteceu nesse último fim-de-semana, dias 25 e 26 de julho, o III Festival da Associação Brasiliense de Violão. Como nos anos anteriores, o evento foi um ponto-de-encontro para amantes do violão de todo o país, e proporcionou oportunidades para amantes da música se encontrar e trocar ideias.

Fez parte do festival o III Concurso Eustáquio Grilo, nomeado em homenagem ao "patriarca" do violão na capital federal. Esse ano infelizmente o concurso contou com diversas desistências, porém os candidatos que subiram ao palco apresentaram uma qualidade musical equivalente aos dos anos anteriores.

A violonista francesa Elodie Bouny venceu o concurso. Márlou Peruzzolo Vieira, gaúcho residente em Goiânia, ficou em segundo lugar e o mineiro Gustavo Freitas completou o pódio. No júri, Alessandro Borges, Alessandro Soares, Antoon Vanderboorgh, Charles Roussin e Felippe Maravalhas.

Os recitais ficaram a cargo de André Moreira Rodrigues, ganhador do II Concurso Eustáquio Grilo e do belga Antoon Vanderboorgh, ganhador do Concurso José Tomas - Villa de Petrer, realizado na espanha. Os dois brindaram a platéia do SESC 504 Sul com um recital impecável, de bom gosto e qualidade bem acima da média.

Foi um prazer participar da organização desse evento, e voltar a participar da "família BRAVIO". Melhor ainda ver como a entidade têm melhorado em alguns aspectos, e perceber que ela está no rumo certo em direção à consolidação do violão instrumental na capital.

A Associação Brasiliense de Violão agradece a todos que permitiram a realização desse evento: SESC 504 Sul, SESC 913 Sul, Fundação de Violão PIMA, Concurso José Tomás - Villa de Petrer, Rafa Music, Centro Cultural Dragão do Mar, bem como a todos que prestigiaram o evento.

Já te convido de antemão, amigo internauta, pra próxima edição, que deverá ocorrer no último fim-de-semana de julho de 2010!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rádio Cultura FM de São Paulo volta a transmitir programa sobre violão

Amigo internauta,

Fiquei muito feliz com o seguinte e-mail do violonista Sidney Molina, um dos membros do Quaternaglia:
Estreia no dia 5 de agosto, quarta-feira às 20h, "O Violão na Era do Disco: a arte de Julian Bream", uma série de programas apresentados pelo violonista Sidney Molina pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 KHz). A série é dedicada à discografia do grande violonista inglês, e está baseada em tese de doutorado defendida na PUC-SP em 2006. Serão 17 programas de agosto a novembro, sempre às quartas-feiras 20h.
Com esse programa, a Rádio Cultura FM de São Paulo, provavelmente a única rádio do Brasil dedicada à música erudita, faz justiça e volta a incluir um programa exclusivo sobre o violão na sua grade.

Assim como ficamos decepcionados com o fim do programa Violão, com Fábio Zanon, nos alegra ver essa rádio voltar a reconhecer o papel do violão dentro do cenário da música erudita brasileira. Acho que seria de bom tom, portanto, enviar mensagens para o e-mail falecom@culturafm.com.br manifestando nossa alegria.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Flauta Mágica de Mozart, filmada por Ingmar Bergman

Amigo internauta,

Ingmar Bergma, um dos maiores cineastas de todos os tempos, conhecido principalmente pelos filmes Luz de inverno, O Sétimo Selo, O Silêncio e Persona, filmou a ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart.

É uma montagem que me agradou bastante, e ótimas interpretações. Apesar da obra ter sido cantada e falada em sueco, as legendas em português estão bem feitas.

Clicando em http://cinemacultura.blogspot.com/2009/04/flauta-magica-1975.html é possível ver essa montagem. Recomendo a utilização do programa 7zip para juntar os arquivos. 7zip é um programa gratuito que pode ser baixado em diversos sites, como no www.baixaki.com.br

São poucas as oportunidades que temos de ver um gênio do cinema filmando uma obra de um gênio da música, com intérpretes muito bons, amigo internauta. Aproveite!

sábado, 18 de julho de 2009

Voltando pra casa

Amigo internauta,

Um ano acadêmico passa muito rápido. Parece que cheguei na Alemanha na semana passada, e em menos de uma semana estou de novo no Brasil.

Foi uma experiência gratificante, que me enriqueceu bastante. Além de aprender mais sobre música, e dominar melhor o violão, nesse ano pude melhorar bastante em diversos campos da minha vida.

Na volta, pretendo morar em São Paulo. Quero dar aulas nessa cidade, e compartilhar o que pude aprender nesse tempo. Para mais informações sobre as aulas e preços, clique em http://www.alvarohenrique.com/aulas.html .

Também estou com algumas ideias bacanas de apresentações musicais a realizar, e ainda nesse ano vou iniciar alguns projetos que deverão estar prontos no início de 2010. À medida que as coisas forem se concretizando, vou avisando.

Agradeço muito a todas as pessoas que me ajudaram nesse ano. André Simão, Henrique Rebouças, Lucas Imbiriba, Franz Halasz, Nico Apiolaza, Andrey Parfinovic, Iva Nezic, Marcos Victora, Alex Sanchez, Débora Halasz, Herbert Bittl, Marcos Fregnani, Yoko Morita, além da minha família e a da minha namorada, são alguns nomes. Peço desculpas aos demais que eventualmente deixei de citar acima.

Naturalmente nesse retorno há temores e esperanças. Espero que prevaleçam as expectativas positivas, e que possa ter a oportunidade de compartilhar as experiências e informações que possuo com as pessoas do meu país.

domingo, 12 de julho de 2009

Site da Associação Brasiliense de Violão - BRAVIO

Amigo internauta,

A Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO) agora tem um site próprio. O endereço é www.bravio.mus.br

No novo site já é possível ver informações sobre o "III Festival da BRAVIO", que ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho de 2009 em Brasília, DF.

O festival terá em sua programação:
• Recital com André Rodrigues (Brasil) – Ganhador, em 2008, do “II Concurso da BRAVIO” (Brasil)
• Recital com Antoon Vandeborght (Bélgica) - Ganhador, em 2008, dos concursos "Villa de Aranda" e "José Tomás - Petrer" (Ambos na Espanha)
• III Concurso de Violão Eustáquio Grilo

Uma boa dica pra quem gosta de música.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Sobre os últimos dias no blog

Amigo internauta,

Vêm ocorrendo uma falha nas publicações de mensagens do blog que dificultam a atualização periódica das postagens. Embora esse problema ainda não tenha sido resolvido, espero que as coisas se normalizem em breve.

Estou repleto de atividades atualmente, pois estou terminando meu curso em Nurembergue e tenho de planejar minha mudança da Alemanha para o Brasil. Estou devendo textos sobre música e violão, que vão voltar a aparecer na próxima semana.

Em breve voltamos à programação normal, amigo internauta.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Um pouco sobre Brasília

Amigo internauta,

Separei alguns vídeos sobre a capital do Brasil, Brasília. O primeiro serve como uma boa introdução, e traz um breve relato da história da cidade. O vídeo foi produzido pela TV Escola.



Uma câmera num carro e uma ideia simples na cabeça: filmar o que seria um pequeno passeio em Brasília é o que mostra o vídeo abaixo.



Uma compilação de fotos de uma das coisas mais belas que a Capital da Esperança oferece, seu céu:


E ainda pode ficar melhor. A esquadrilha da fumaça faz um belo show nesse céu maravilhoso.


Por fim, clicando nesse link é possível baixar um vídeo produzido pela TV Câmara que mostra a iluminação de Natal na capital.

Quando você visitará essa bela cidade, amigo internauta?

sábado, 4 de julho de 2009

Congressista brasileiro é dos mais caros do mundo

Amigo internauta,

Segundo matéria da Folha Online ( link ), o preço pago pelo cidadão brasileiro para manter um congressista é o mais caro dentre os países estudados.

São necessários mais de 80 brasileiros para pagar o custo de um parlamentar. Na Inglaterra, apenas 12.

Se considerarmos que o Brasil vive uma corruptocracia plena, está na hora de discutir o fechamento do Congresso, a total inelegibilidade dos atuais mandatários do poder, e / ou maneiras da população ativamente punir um político, de preferência durante o mandato.

Já ficou claro que a ideia de simplesmente votar em outro candidato não resolve. A falha está no sistema, e as pessoas que estão nele envolvidas fazem pouca diferença. O Brasil é um república corruptocrática, não democrática, e a eleição de qualquer político invariavelmente vai produzir corrupção e mau uso da verba pública.

Uma alternativa é a adoção do "voto contra". O eleitor que quer punir um político pode votar contra esse candidato. Cada voto contra cancelaria um voto a favor.

Essa seria uma forma do cidadão brasileiro protestar de verdade. O voto branco e o nulo ajudam a eleger os mesmos de sempre, e não há qualquer perspectiva que novos políticos poderiam ser melhores que os atuais.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Séries de TV, o vício

Amigo internauta,

Meu nome é Alvaro Henrique e sou viciado em séries de TV.

No começo eram coisas leves, despretenciosas, que a gente assistia por falta do que fazer. Alf, o E.T.eimoso; Primo Cruzado, essas coisas dos fins-de-semana ociosos.

De repente as noites de domingo foram dominadas pelo mistério da morte de Laura Palmer. De repente, estava conversando com a mulher do tronco - por favor, sem trocadilho - em plena Twin Peaks.

Quando a TV a cabo se popularizou, veio o Friends, o Married With Children, e voltei a prestar atenção ao mundo das séries.

Mas foi com 24 horas que o vício começou.

Queria acompanhar na íntegra todas as peripécias de Jack Bauer. É impressionante como ele salva o mundo sem ir ao banheiro. A Chloe até ia de vez em quando, mas só pra atender o telefone. O que não conseguia ver na TV passei a baixar em sites como o http://www.filmeseseries.com .

A coisa não parou por aí. Alias passava exatamente no horário em que costumava fazer um intervalo, e passei a me encantar com as aventuras de Sidney Bristow - não só com as aventuras, naturalmente. E sites como o http://www.seriesfree.co.cc alimentaram meu vício.

Mas o pior estava por vir. Meus amigo e minha família me alertou dos perigos de uma certa ilha. Apesar de ter medo da Iniciativa Dharma, a curiosidade de saber quem diabos era John Locke me viciou em Lost. E o http://lostdownload.blogspot.com/ estava perfeito pra mim.

Estão me alertando dos perigos de uma certa funerária, e estou evitando passar perto.

Agora que todas essas temporadas estão em seção de férias, espero poder me livrar desse vício. Um dia de cada vez. Mas só até setembro.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fritura light

Amigo internauta,

Tenho enfrentado um pequeno dilema gastronômico nos últimos meses. A única forma que posso preparar alimentos é por cozimento. Depois de tanto tempo só comendo comida cozida, é natural buscar alimentos assados ou fritos. Mas, como não posso prepará-los, o que fazer?

Após conversar com algumas pessoas, e fazer alguns experimentos, cheguei numa forma de preparo de carnes que minimiza o problema. Ela é preparada cozida, mas tem um gostinho de frita. E, como usa pouco óleo, também pode ser do seu interesse, amigo internauta.

A ideia é muito simples: ponha a carne pra cozinhar em fogo baixo na menor panela possível, com a menor quantidade de água possível. Tenho colocado água no mesmo nível da altura da carne. Se a peça estiver cortada como bife, melhor ainda.

Deixe cozinhar até a água secar por completo. Antes da água sair totalmente, ponha um pouco de óleo ou azeite. Uma ou duas colheres já são suficiente. A carne vai ficar corada, crocante por fora, com o gosto do azeite, e com pouca gordura. Perfeito!