terça-feira, 30 de junho de 2015

Cadastro de Entidades do Governo de Brasília

O Governo de Brasília quer conhecer as entidades e movimentos sociais, suas bandeiras, e o que buscam. Essa iniciativa é parte da mudança de olhar pelo governo, que visa trabalhar em parceria com as entidades.

O cadastro é uma ferramenta de gestão para centralizar informações, promover mesas de diálogo e negociação, e maior inclusão das entidades.

Cadastre sua entidade ou movimento social em https://docs.google.com/forms/d/1zdRHQSY3AttIZ37CtKFJwpOfnyLv8e8U3Y9oepdz0Dw/viewform

O resultado final será publicado e a sociedade terá acesso às informações das entidades e movimentos sociais.


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Transparência no Governo de Brasília

O Governo de Brasília inovou e deu exemplo para todo o Brasil a se tornar o primeiro ente federativo a criar um aplicativo de celular e site que permite o controle social da receitas e dos gastos do governo, e outras informações de interesse da população, como a escala de médicos.

Ao contrário do antigo Portal da Transparência, as informações estão organizadas de forma compreensível, possibilitando o controle REAL do cidadão ao invés de planilhas obtusas, em formato complexo, e de difícil entendimento até pelos especialistas da área.

Está previsto também um canal de TV no qual o cidadão poderá acompanhar reuniões governamentais pela internet.

Abaixo segue vídeo explicando como funciona o sistema. Baixe o aplicativo Siga Brasília da Play Store (sistema Android) ou visite o site http://sigabrasilia.df.gov.br/



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Séries Revitalizam Espaços Culturais

Amigo internauta,

Acredito que a força que mais move o ser humano é o hábito. Seja nas pequenas coisas do dia-a-dia, seja nas atitudes que mudam nossa vida, com frequência agimos repetindo o que já fizemos, por puro hábito. Essa característica pode ser melhor explorada pelos Espaços Culturais por meio de Séries.

Série é uma atividade artística continuada, com um eixo orientador, variedade de atrações artísticas, no mesmo local, horário e periodicidade.

Por exemplo, num centro cultural ter todo domingo pela manhã um espetáculo para crianças, com artistas diferentes, é uma série. Já um mesmo grupo teatral se apresentar durante um mês no mesmo espaço é uma temporada, não é uma série.

As Séries permitem que o público crie hábitos e continue frequentando os espaços culturais. É uma das ferramentas mais poderosas para formação de público.

A Arte Transforma!
#artetransforma



terça-feira, 2 de junho de 2015

Terceiro turno na eleição do DF

Nunca antes na história desse país um governador candidato à reeleição nem foi pro segundo turno. Agnelo do PT foi o primeiro.

Derrota que os PTistas não aceitam. Surgem nos Sindicatos e Movimentos cooPTados o desejo de voltar ao Governo de Brasília o quanto antes.

A manobra golpista ainda não é consenso: se intervenção federal (um interventor nomeado pela Dilma do PT), ou se impeachment seguida de eleição indireta na Câmara Legislativa do DF. O PT é o partido com mais cadeiras na CLDF.

O ParTido que não pagou 13o. salário quer fazer tudo para voltar ao poder.



segunda-feira, 1 de junho de 2015

Medindo o tamanho do buraco

Nos últimos dias o noticiário local tem dado atenção a uma guerra de informação sobre qual, afinal, era a quantidade exata de dinheiro que havia em caixa no GDF nos dias 31/12/14, último dia útil da gestão PT, e em 2/1/15, primeiro dia útil da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Infelizmente é comum uma gestão que encerra entregar contas ruins para a que se inicia. Mas a cidade foi recebida por Rollemberg com dívidas que incluia o pagamento de 13o. salário de diversos servidores, coisa que "nunca antes na história desse país" se fez.

Cumprindo com seu compromisso com a transparência, nos primeiros dias de gestão Rollemberg divulgou para a sociedade ofício do BRB atestando que na Conta Única do Tesouro do DF havia menos de R$ 65.000 em caixa. Resultado do TCDF aponta que o total de dinheiro disponível somava R$ 4,7 milhões, após análise das várias contas do Governo de Brasília, segundo matéria do G1.

Alguns setores da mídia, parlamentares e militantes têm dito que Rollemberg mentiu ao falar do grave problema de caixa do governo, e distorcido esses dados para fabricar uma crise que não existe. Mas, se realmente havia dinheiro, por quê o 13o salário não foi pago em dezembro de 2014? Por que os terceirizados deixaram de receber em novembro?

Hoje, as dívidas salariais foram pagas, serviços de manutenção da cidade foram retomados (corte de grama e recolhimento de entulhos), e a gestão está sendo saneada. Os aumentos de salário serão honrados, e o Governo de Brasília está a cada dia criando condições para cumprir cada um dos compromissos que constam no Programa de Governo.

Medir o tamanho do buraco só interessa aos que colocaram a cidade nele. Tirá-la do buraco é a missão que Rollemberg está disposto a cumprir.