Amigo internauta,
Certas palavras e expressões costumam andar sempre acompanhadas. Elas nos remetem a outras idéias e objetos de uma maneira indissociável. Ano-novo é um desses casos. Junto com essa expressão vem sempre outras idéias. Recomeçar, retrospectiva, avaliação e, principalmente, promessa e dieta, estão entre elas.
Em algumas horas inicia o ano de 2009. Como no passado, fiz uma lista de coisas a fazer nesse ano. Criar um blog é uma delas. Mas dessa vez decidi me antecipar e começar a dieta no domingo.
A cada dia mais e mais pessoas montam blogs diversos. Num ambiente com tantos sites novos aparecendo, com tantos endereços bons por aí, por que mais um? Essa pergunta ronda minha cabeça há cerca de cinco anos, e nunca encontrei resposta. Então, não escrevi em blog algum. Bem, mais-ou-menos...
Entrei para o mundo dos blogs há cerca de seis anos. Fui convidado para participar do http://www.polemicos.com.br/ . Escrevi artigos, fiz entrevistas, e procurei tornar esse blog um lugar bacana. Cerca de um ano depois esse site foi reformulado, passou a ter outra proposta, e o que fazia deixou de ser interessante. Foi então que comecei a pensar em montar um blog.
Mas nesse período colaborava ativamente num fórum de discussões na internet, o http://www.violao.org/ . Nesse espaço tive a oportunidade de conhecer muita gente legal, fazer amigos e, principalmente, ajudar outras pessoas. Escrever um blog parecia usar de forma errada meu tempo, já que podia ser mais útil nesse fórum.
Em função do meu trabalho, amigo internauta, tive de montar um site, o http://www.alvarohenrique.com/ . Parecia uma boa idéia incluir nele um espaço para falar dos bastidores, das viagens, um relato mais pessoal da vida de um músico. Criei uma seção no site que chamei de blog, mas não foi adiante. Me sentia mal escrevendo lá. Pra mim, cada palavra não passava de auto-promoção disfarçada e, principalmente, desperdício de tempo.
Mas nesse ano passei por várias mudanças. Além de ter vivido experiências que me fizeram repensar muitas coisas e mudar internamente, estou morando em outro país, comendo outra comida e vestindo outras roupas. Até externamente dá pra perceber que não sou o mesmo. Minha música também não é mais a mesma.
Hoje, sinto que a ferramenta que melhor pode me ajudar a continuar contribuindo com as pessoas e seguir evoluindo é um blog. A pergunta que me faço agora: "por que não?"
Espero, aqui, continuar o que já pude fazer no http://www.polemicos.com.br/ e no http://www.violao.org/ . Se antes me restringia a um assunto específico, o mundo do violão clássico (ou violão erudito), hoje quero falar de música em geral, cultura, cotidiano, política e o que der na telha.
Amigo internauta, quero fazer desse blog um local repleto de informação construtiva, positiva, e útil. Seja para compreender melhor o mundo da música, seja para refletir sobre o mundo à nossa volta, seja para dar algumas risadas... Acima de tudo, quero que esse blog toque as pessoas. E espero que, assim como tantas expressões sempre estão acompanhadas de outras palavras, "amigo internauta" se torne uma delas.