quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Técncias de Estudo para Músicos

Amigo internauta,

Gostaria de dividir com vocês os vídeos de um curso de extensão que ministrei na Universidade Federal de Uberlândia, entitulado "Técnicas de Estudo para Músicos". Espero que sejam úteis e te ajudem a tocar melhor.







quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro de excelencia em performance com Judicael Perroy

Amigo internauta,

Segue cartaz de evento que estou organizando na UFU. Gracas a essa universidade que o Judicael pode vir ao Brasil, e alem de Uberlandia ele tambem visita Sao Paulo, Goiania e Brasilia.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pretendo Assinar o Abaixo-assinado Rodízio estadual para as Bienais

Pretendo Assinar o Abaixo-assinado Rodízio estadual para as Bienais


RODÍZIO ESTADUAL PARA AS BIENAIS

Eis o texto do documento:

Colegas compositores e músicos brasileiros em geral:

A organização da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que se realizará no Rio de Janeiro de 10 a 19 de outubro de 2011, abrirá espaços de debate para uma avaliação da Bienal e para colher propostas para o aprimoramento do evento em suas próximas edições.
É o momento justo para reivindicarmos que a Bienal - que não se chama "Bienal do Rio de Janeiro", como alguns acreditam - passe a ser realmente brasileira, no sentido federativo, percorrendo todas as Unidades da Federação nas próximas edições.
Assim, os que assinam esta petição sugerem e solicitam à Funarte e ao Ministério da Cultura que, a partir de 2013, as Bienais passem a ser realizadas em outras capitais, levando a importante amostragem da música brasileira a todos os públicos do Brasil, e abrindo mercado de trabalho a músicos instérpretes de todo o país.
Para iniciar a nova fase, sugerimos que as duas próximas edições, de 2013 e 2015, sejam realizadas nas capitais em que existem representação da Funarte: Brasília e São Paulo. A partir de 2017, então, outras capitais seriam contempladas conforme critério de escalonamento a ser estabelecido.

Se você está de acordo, assine em:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=Bienais

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Encontro de Excelência em Performance com Judicaël Perroy

Encontro de Excelência em Performance com Judicaël Perroy

Universidade Federal de Uberlândia / PROEX-DICULT

7 a 11 de novembro de 2011


Durante o Encontro de Excelência em Performance com Judicaël Perroy, violonistas poderão fazer masterclasses com um professor que têm produzido diversos alunos talentosos e bem-sucedidos, entre eles ganhadores dos principais concursos de violão da atualidade.

O evento ocorre no bloco 3M do Campus Santa Mônica, com masterclasses das 08 às 18 na segunda, terça, quinta e sexta, e um recital solo de Judicaël Perroy na quarta, dia 09 de novembro, às 20h, na Sala Camargo Guarnieri.

Há vagas para 10 violonistas que não são alunos regulares da UFU. As inscrições são gratuitas. Não serão oferecidos alojamento, transporte ou alimentação.

Quem quiser participar deverá enviar um e-mail para alvaroguitar@gmail.com, aos cuidados do Prof. Alvaro Henrique, com nome completo, cidade de residência, RG, telefone, e-mail, composição que pretende tocar no masterclass, além de local em que estuda música e nome do professor de violão.

Haverá uma seleção para determinar quem ocuparão essas 10 vagas. Para essa seleção serão avaliados o repertório que pretende ser trabalhado com Judicaël Perroy e a ordem de inscrição, dando preferência a quem se inscreveu primeiro.

As inscrições estarão abertas do dia 10/10/11 a 21/10/11.


Ficha de Inscrição Encontro de Excelência em Performance com Judicaël Perroy
Universidade Federal de Uberlândia, 7 a 11 de novembro de 2011

Nome:
Cidade em que reside:
RG: telefone:
e-mail:
Composição que será tocada no masterclass (1 aula de 50 minutos):
Local em que estuda música:
Professor de violão:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brasília em Música e Poesia

(Dia 5 de outubro às 20:00hs no Teatro Rondon Pacheco, na Rua Santos Dumont, 517, centro)




Esse espetáculo pretende mostrar um pouco da cultura da nossa capital, indo além do noticiário político.

Na parte musical, serão tocadas duas composições escritas para os 50 anos de Brasília, e dedicadas ao violonista Alvaro Henrique. A Pequena Suite Candanga, de Mário Ferraro, apresenta uma visão em caleidoscópio da capital. Brasília 50, de Jorge Antunes, retrata eventos históricos ocorridos em cada um dos anos da capital federal. Completa o programa a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk, em arranjo para violão.

O espetáculo também conta com poemas de Nicolas Behr, principal escritor da capital, declamados pela atriz Luana Pedrosa Rodovalho, entre as músicas. Os poemas de Behr retratam o dia-a-dia, o modo de pensar e falar do brasiliense. O poeta e ambientalista, chegou em Brasília com sua poesia curta que enche o espaço do Plano Piloto.Influências e rupturas estão presentes em sua criação. Alguns de seus textos foram musicados por diversos artistas da cidade, entre eles a Banda Legião Urbana.

Abraço Fraterno e Muita Luz

Luana Rodovalho e Alvaro Henrique

domingo, 2 de outubro de 2011

Toque na BRAVIO em 2012

Toque na BRAVIO em 2012

Inscrições abertas até 02 de novembro de 2011

Estão abertas as inscrições para seleção dos músicos que se apresentarão nos encontros da BRAVIO (Associação Brasiliense de Violão) programados para 2012.

Para participar é necessário o envio de e-mail contendo:

1- Pelo menos 1 (uma) foto digital com boa resolução (arquivo superior a 1Mb)
2- Programa do recital com pelo menos 1 (uma) hora de duração sem intervalos
3- Biografia (release)
4- Proposta de atividade didática (oficina, "master class", palestra, etc.)
5- Pelo menos 1 (uma) gravação em formato "mp3" com no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 12 (doze) minutos ou pelo menos um vídeo na internet com no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 12 (doze) minutos

SOMENTE SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS PROPOSTAS QUE CONTENHAM TODOS OS 5 (CINCO) ITENS ACIMA. Na ausência de qualquer um desses itens, a proposta poderá ser considerada inválida.

A proposta de atividade didática é opcional, mas serão valorizados os artistas que se propuserem a realizá-la. Luthiers, pesquisadores e outros podem se inscrever para ministrar somente atividades didáticas.

Os eventos serão realizados no SESC Estação 504 sul, de março a dezembro de 2012.

A BRAVIO, através de seus patrocionadores, deverá oferecer aos músicos:
R$ 350 (trezentos e cinquenta reais) de cachê
50% (cinquenta por cento) do valor arrecadado com a bilheteria
Hospedagem no hotel SESC (Somente para não-residentes em Brasília)

A BRAVIO não fornecerá transporte aéreo, terrestre e nem alimentação.

E-mail para envio de trabalhos: bravio@gmail.com
Prazo final para envio do material: 02 de novembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Parabéns a todos que participaram da criação da Ficha Limpa.

O MCCE agora está com outra campanha, e precisa da sua ajuda. Vamos trabalhar por uma reforma política que impeça a eleição de corruptos, e dê mais poder à população.

Acesse http://www.reformapolitica.org.br/ para mais informações.

Comece coletando assinaturas. O modelo para impressão está em http://mcce.org.br/sites/default/files/Formulario_simples_para_coleta_de_assinaturas.pdf

Teremos um ano e meio para coletar pouco mais de um milhão de assinaturas. Temos de começar. Preencha uma folha com assinaturas de seus amigos e familiares.

domingo, 14 de agosto de 2011

Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

Amigo internauta,

Gostaria de compartilhar com vocês um arranjo que levei alguns meses para fazer. A Grande Fantasia Triunfal, de Louis Moreau Gottschalk, é uma composição original para piano, de difícil execução no instrumento original. Torná-la possível de tocá-la num instrumento com menos recursos, o violão, parecia impossível. Mas espero que tenha conseguido dar um jeitinho...





Um abraço,
Alvaro Henrique

domingo, 26 de junho de 2011

Técnicas de Estudo para Músicos

Amigo internauta,

Segue abaixo um vídeo de um curso de extensão que ministrei na Universidade Federal de Uberlândia, com o tema "Técnica de Estudo para Músicos". Ao final, há links para as demais aulas.


Abraços,
Alvaro Henrique

terça-feira, 21 de junho de 2011

V Concurso de Violão Eustáquio Grilo

V Concurso de Violão Eustáquio Grilo
Brasília, 30 e 31 de julho de 2011

Regulamento:


Art. 1 - A participação no Concurso de Violão Eustáquio Grilo está aberta a violonistas de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e sem limite de idade.

Art. 2 - A inscrição do candidato será efetivada mediante a apresentação da seguinte documentação:
Ficha de inscrição devidamente preenchida;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais). O comprovante de pagamento deverá ser enviado para o endereço de e-mail informado no “artigo 3” abaixo. Caso exista alguma dificuldade em enviar o comprovante, o candidato deverá reportar essa situação através do mesmo e-mail já mencionado. No dia 30 de julho de 2011 todos os candidatos deverão apresentar o original desse documento no ato do seu cadastramento.

Art. 3 - A inscrição deverá ser enviada para o e-mail “bravio@bravio.mus.br”. Após o envio de toda a documentação apresentada no “artigo 2” acima para o e-mail informado, o candidato deverá, no prazo máximo de 48 horas contadas a partir do envio, receber um e-mail informando o recebimento da documentação e o seu número de inscrição. Caso isso não ocorra dentro do prazo especificado, o candidato deverá então entrar em contato com a organização através dos telefones (61) 8145-4098 (Julio), (61) 7818-4844 (Alvaro) ou 8401-8536 (Leopoldo) reportando o ocorrido e solicitando orientações.

Art. 4 - O pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil, conta corrente 35112-1, agência 1226-2 e em nome da Associação Brasiliense de Violão - BRAVIO.

Art. 5 - No caso de desistência do candidato, não lhe será devolvida a taxa de inscrição.

Art. 6 - As inscrições deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 22 de julho de 2011.

Art. 7 - O ato da inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as condições estipuladas no presente regulamento.

Art. 8 - Todo inscrito no Concurso de Violão Eustáquio Grilo estará, automaticamente, inscrito no V Festival da BRAVIO.

Art. 9 - As provas serão realizadas no auditório do “Espaço Cultural Ary Barroso - SESC 504 Sul - W3 Sul, Quadra 504/505” e estarão abertas ao público.

Art. 10 - O presente concurso será dividido em duas fases:
1a. fase: Eliminatória - 30 de julho de 2011 a partir das 10 horas;
2a. fase: Final - 31 de julho de 2011 a partir das 14 horas.

Art. 11 - No ato do cadastramento, que ocorrerá no dia 30 de julho de 2011 no período de 10 às 12 horas no Espaço Cultural Ary Barroso (SESC 504 Sul) localizado na W3 Sul, Quadra 504/505, o candidato deverá entregar a Comissão Organizadora 5 (cinco) cópias de cada peça que irá executar. As cópias a serem entregues deverão estar totalmente legíveis.

Art. 12 - A ordem de apresentação dos candidatos será sorteada previamente pela Comissão Organizadora e informada a todos os candidatos no dia do concurso.

Art. 13 - A Banca Julgadora avaliará os candidatos nos seguintes quesitos, com suas respectivas notas máximas:
Afinação = 10 pontos;
Repertório:
Originalidade = 5 pontos
Qualidade = 5 pontos
Dificuldade = 10 pontos
Leitura correta da partitura = 20 pontos;
Sonoridade = 20 pontos;
Presença de palco = 10 pontos;
Precisão na execução = 20 pontos;
Musicalidade = 30 pontos.

Art. 14 - Cada quesito seguirá os seguintes critérios:
Afinação: avaliar-se-á a responsabilidade do candidato de manter seu instrumento afinado;
Repertório (Originalidade, qualidade e dificuldade): avaliar-se-á se o candidato escolhe obras de notória qualidade musical, que representam o melhor da música escrita, arranjada ou transcrita para o violão, e dedica-se a interpretar obras pouco presentes nas salas de concerto, bem como a dificuldade que elas oferecem;
Leitura correta da partitura: avaliar-se-á a observância às indicações da partitura;
Sonoridade: avaliar-se-á a qualidade, clareza, potência, limpeza e definição do som do candidato;
Presença de palco: avaliar-se-á se o candidato se veste e se porta adequadamente à situação de um recital de violão erudito;
Precisão na execução: avaliar-se-á a capacidade do candidato de tocar limpo, claro, e sem erros;
Musicalidade: avaliar-se-á as escolhas musicais e interpretativas do candidato.

Art. 15 - Caso um jurado seja professor de um dos concorrentes, ele não julgará seu aluno.

Art. 16 - A nota dos jurados, item a item, será tornada pública após o encerramento do evento.

Art. 17 - Serão convidados para a fase final os candidatos de maior menção na prova eliminatória, em número mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) concorrentes.

Art. 18 - Em caso de candidatos com a mesma nota, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
Maior pontuação do quesito “precisão na execução”;
Maior pontuação do quesito “musicalidade”;
Maior pontuação do quesito "leitura correta da partitura";
Maior pontuação do quesito "repertório (originalidade, qualidade e dificuldade)”;
Idade, dando preferência ao candidato mais velho.

Art. 19 - O resultado do concurso levará em consideração a menção nas duas provas e será tornado público após o recital de encerramento do festival.

Art. 20 - As decisões da Banca Julgadora serão definitivas e irrecorríveis.

Art. 21 - Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação do candidato correrão exclusivamente por sua conta.

Art. 22 - Os candidatos poderão se apresentar lendo a partitura, porém, a organização não se responsabilizará pelo fornecimento de estantes ou qualquer outro material necessário a apresentação do candidato.

Art. 23 - Sobre a premiação:

O primeiro colocado será premiado com:
Um recital no “VI Concurso de Violão Eustáquio Grilo” que será realizado em 2012;
Um recital na programação da “Mostra de Cordas Dedilhadas de São Paulo” que será realizada também em 2012;
R$ 500,00 (quinhentos reais);
Um violão do luthier Wolf Schmidt.

O segundo colocado será premiado com:
R$ 300,00 (trezentos reais)

O terceiro colocado será premiado com:
R$ 200,00 (duzentos reais)

Haverá ainda um prêmio especial no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para o melhor violonista brasiliense. Esse prêmio pode se acumular aos demais e podem concorrer a ele violonistas nascidos em Brasília ou residentes na cidade há pelo menos três anos.

Art. 25 - Em caso de impossibilidade do ganhador do concurso comparecer aos eventos oferecidos no artigo 23 acima, a premiação será então oferecida ao segundo colocado, e assim por diante.

Art. 26 - Os recitais oferecidos como premiação não incluem pagamento de transporte, alimentação e outras despesas que o candidato venha a ter durante sua participação no evento. Para o caso do recital que fará parte da programação do “VI Concurso de Violão Eustáquio Grilo” e que será realizado em Brasília, DF, será oferecida hospedagem para o candidato durante sua estadia para o evento.

Art. 27 - Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Art. 28 - Cada candidato deverá atender as seguintes premissas:

1a. fase - Eliminatória:
Pelo menos 1 (uma) das peças a serem executadas dentro do tempo abaixo estipulado deverá ser de autor brasileiro;
O repertório será de livre escolha do candidato;
A apresentação do candidato deverá ter tempo mínimo de 5 (cinco) minutos e máximo de 10 (dez) minutos.

2a. fase - Final:
Pelo menos 1 (uma) das peças a serem executadas dentro do tempo abaixo estipulado deverá ser de autor estrangeiro;
O repertório será de livre escolha do candidato;
A apresentação do candidato deverá ter tempo mínimo de 10 (dez) minutos e máximo de 15 (quinze) minutos.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como se formam os experts

Amigo internauta,

Estou colocando on-line vídeos de palestras e comunicações que presenciei no 7o. Simpósio de Cognição em Artes Musicais (SIMCAM). Eles podem ser vistos em http://www.youtube.com/user/alvaroguitar?feature=mhee#p/u

Gostaria de chamar a atenção para a palestra de Karl Anders Ericsson. Ericsson é considerado o “world`s top expert on expertise”, atualmente é professor do Departamento de Psicologia da Florida State University at Tallahassee, e seus mais recentes estudos têm envolvido populações de “experts” em domínios tão variados como os da ciência, medicina, enfermagem, desporto e jogos, música, direito e auditoria. Uma questão central que tem orientado os seus estudos tem sido: “Como “experts”, em diferentes domínios, se tornam os melhores entre os melhores?”



Segunda parte: