segunda-feira, 2 de março de 2009

Formas musicais: Sonata (1)

Amigo internauta,

Agora vamos abordar, em mensagens distintas, uma forma musical das mais complexas utilizadas na música ocidental, a forma sonata.

A palavra sonata vem do italiano sonare (soar). As primeiras composições com o nome sonata tinham forma livre, e o título indicava que era uma peça instrumental.

Na Itália e na França, no século XVIII, os compositores começaram a dar uma forma definida à sonata. Estamos no barroco, com as suites tendo destaque entre as obras de maior duração. Uma suíte é uma coletânea de danças que segue alguns princípios básicos, com bastante liberdade. Os compositores passaram a chamar de sonatas combinações mais rígidas de movimentos distintos numa mesma obra. Há duas formas de sonata que surgiram no barroco: a sonata da camera e a sonata da chiesa.

Arcangelo Corelli (1653-1713) é um dos compositores do barroco que mais contribuíram para o estabelecimento da forma sonata. Vamos ouvir abaixo uma Sonata da Camera escrita por ele.

Primeira parte:


Segunda parte:


A Sonata da Camera tem quatro partes: um prelúdio normalmente em andamento moderado, uma dança rápida, uma dança lenta e uma dança muito rápida. Com frequência são utilizadas as mesmas danças presentes nas suítes. Eram tocadas principalmente nas cortes.

A Sonata da Chiesa também tem quatro partes e segue um princípio similar: um movimento lento, um rápido, um muito lente e termina com um muito rápido. Como eram tocadas nas igrejas (chiesa em italiano), era evitado o uso de danças. Vamos ouvir um exemplo, a sonata BWV 1001 para violino solo, de Johann Sebastian Bach (1685-1750):

1 mov:


2 mov:


3 mov:


4 mov:


Na transição entre o Barroco e o período Clássico começa a surgir um tipo de sonata em um só movimento, em que a forma era determinada pela maneira de trabalhar o conteúdo musical, e não pela combinação de andamentos. É o que chamamos de Sonata Monotemática, em função dela só ter um tema.

Ouviremos um exemplo, abaixo, a Sonata K 11 de Domenico Scarlatti (1685-1757). O tema é tocado na tônica (região harmônica de repouso), seus motivos são elaborados, repete-se toda a primeira parte, e na segunda parte o mesmo tema é tocado na dominante (região harmônica de tensão), seus motivos são elaborados e a composição encerra na tônica, após uma repetição da segunda parte.



Na próxima mensagem sobre formas musicais, vamos falar da sonata clássica, que é o que temos em mente sempre que falamos de sonata.

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