Amigo internauta,
Vamos falar agora de alguns elementos que definem a estrutura de uma composição musical. Um deles é o motivo.
Imagine um daqueles brinquedos com peças de montar (como o Lego). Em todos esses brinquedos há um número pequeno e limitado de peças que encaixam entre si e, baseado nessas peças e nas possibilidades de encaixe, montamos os mais diversos objetos.
Explicando de uma forma simples, um motivo musical é, pra uma composição musical, o equivalente a essa peça de Lego. Um elemento pequeno que pode ser combinado e montado de diversas formas e une toda a composição.
Vamos ouvir um exemplo em que podemos observar isso. No primeiro movimento da quinta sinfonia de Ludwig van Beethoven (1770-1827) ele enuncia o motivo principal logo nas quatro primeiras notas.
Preste atenção durante a escuta: ele apresenta o motivo, o repete com outras notas, e em seguida constrói toda a música com esse elemento.
De 0'43" a 1'25" a melodia é construída usando esse motivo incessantemente. A partir desse trecho, o motivo passa a ser utilizado principalmente no acompanhamento. Enquanto os violinos tocam a melodia, os instrumentos de sopro tocam o motivo ao fundo. Ao longo de todo esse movimento ouvimos o motivo principal (ou elaborações a partir dele) o tempo inteira, seja na melodia ou no acompanhamento.
O fantástico nessa música, e um dos motivos de Beethoven ser considerado o maior gênio da composição, é o quanto ele conseguiu fazer explorando incessantemente um motivo tão simples. E o mesmo motivo está presente também nos outros movimentos da mesma sinfonia. Um trecho fácil de perceber é nas primeiras notas que os metais tocam no terceiro movimento (0'23"):
Algo similar ouvimos no primeiro movimento do Concerto Brandenburgo no 3, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Um dos principais motivos da peça são as três notas iniciais - outra ideia simples: tocar uma nota, descer uma e voltar pra inicial.
Ao contrário do que alguns possam imaginar, encontramos composições com motivos em toda a música ocidental, não só na música erudita ou na instrumental. Na canção Insensatez, de Tom Jobim, o motivo principal é enunciado na segunda e na terceira nota (equivalente às sílabas in- e sen- da palavra insensatez). Perceba que tanto o ritmo como a organização das notas nesse motivo estão em toda a canção.
muito bom o post! obrigado
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