quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Formas musicais: A-B-A

Amigo internauta,

Encerrando as postagens sobre elementos de uma composição musical, vamos nos voltar a um destes elementos que, de tão importante, merece um título próprio: a forma.

Como comentamos na primeira postagem com esse tema ( link ), a música é uma linguagem cuja comunicação se dá pela relação entre os elementos desse "idioma", não por uma relação destes com um objeto ou uma ideia, ao contrário de outras linguagens. Entre os elementos que organizam a relação entre o sons, a forma ocupa um papel de destaque. Nas próximas mensagens, vou escrever um pouco sobre as formas musicais que mais permeam nosso cotidiano.

A forma A-B-A é a mais comum e simples de entender. Toca-se uma seção (que chamaremos de A), em seguida outra seção diferente (que chamaremos de B) e repete-se a primeira.

Um exemplo seria a canção Samba de uma Nota Só, de Tom Jobim:


A seção A é a que a melodia utiliza sempre a mesma nota, a seção B a que a melodia emprega escalas (se inicia nos versos "quanta gente existe por aí..."). Como a canção é muito curta, com apenas um minuto, é comum repetí-la.

Ainda que uma composição utilize de uma introdução (um trecho curto para "criar o clima" da música), se emprega uma seção A, outra diferente (B), e retorna à primeira seção (sem repetir a introdução, naturalmente), ainda é um A-B-A. Um exemplo seria a canção Iron Man, da banda Black Sabbath:


A introdução segue até cerca de 0'35", a seção B se inicia em 3'15" e a seção A é repetida em 3'45".

Assim como uma composição pode ter uma introdução pra criar um clima no início, ela pode também vir acompanhada de uma coda, que tem uma função similar à da introdução, porém vem ao final da música. Como ouviremos, a canção Pretty Woman apresenta todos esses elementos.



A introdução segue até 0'12", a seção B se inicia em 01'12", a seção A retorna em 1'50" e a coda começa em 2'20". Uma peculiaridade dessa canção é que a coda é praticamente idêntica à introdução, o que permite repetí-la várias vezes.

Outros exemplos de A-B-A:

Take a Chance on Me, ABBA (a canção é repetida)


Polícia, Titãs (antes da repetição da canção, tem um solinho)


Delicado, de Waldyr Azevedo (introdução de dez segundos, pequena coda ao final)


Uma peculiaridade da forma ABA é que ela é imprópria pra escrever composições longas. Pelos exemplos acima você deve ter notado, amigo internauta, que com frequência é preciso recorrer à repetição pra música não soar muito curta. Por outro lado, permite dar unidade a uma composição com trechos contrastantes sem muita dificuldade para o compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário