Amigo internauta,
Na nossa última conversa sobre música falamos um pouco do motivo, que seria um elemento rítmico e melódico pequeno utilizado para dar forma a uma composição. Fizemos uma analogia do motivo com uma peça de lego.
Outro elemento que pode dar unidade a toda uma composição é o tema. Tema é uma melodia com começo e fim, utilizada ao longo de uma mesma música, com algum tipo de diferenciação.
Embora haja uma forma musical chamada "tema com variações" (grosso modo, mostrar um tema e repetí-lo sempre de uma forma diferente), há várias outras formas de um tema ser o fio condutor de uma composição.
Como exemplo, vamos ouvir o segundo movimento do Concierto de Aranjuez, composto por Joaquín Rodrigo (1901-1999).
O tema é apresentado primeiramente pelo corne inglês (cerca de 0'30"). Em seguida, o violão toca uma versão ornamentada do tema - aonde se ouvia uma nota longa, agora são incluídas notas rápidas, escalas, etc. O corne inglês mais uma vez toca uma melodia baseada no tema e o violão a repete, com ornamentações.
Ao longo de toda a audição, você perceberá que praticamente o tempo todo é tocado, parcial ou integralmente, o tema inicial, seja na forma mais simples ou na ornamentada.
Um trecho fácil de perceber isso é no trecho em que o violão toca sozinho (se inicia em 4'40").
No nosso dia-a-dia, ouvimos músicas construídas a partir de temas principalmente ao ver filmes. Apesar dos disfarces, a trilha sonora que Bernard Hermann escreveu para o filme Psicose (Psycho) é baseada no mesmo tema.
Uma das coisas que considero mais divertidas ao ver os filmes do 007 é exatamente como eles trabalham um tema famoso e conhecido sempre com frescor. Seguem alguns exemplos.
Pra encerrar, um pequeno exemplo de um tema com variações. Mais a frente vamos falar melhor do que seria um tema com variações. Por enquanto, procure apenas perceber que a mesma melodia está sendo repetida, sempre com alguma diferenciação.
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