terça-feira, 3 de março de 2009

Técnica: estudando escalas (2)

Amigo internauta,

No texto anterior sobre o estudo de escalas falei da importância da sincronia e da força empregada em cada mão, e dei dicas de como estudar com esse objetivo.

Vamos agora abordar a questão da sonoridade.

Um músico que toca com som feio estraga tudo o que faz. Afinal, de nada adianta velocidade se o som é feio. No máximo, significa que o intérprete toca mais notas feias por segundo. Além disso, se o músico não tem controle sobre o som que emite, sua execução fica ininteligível. Quando uma melodia com começo e fim tem cada nota com um timbre diferente, o que era pra soar como uma só coisa passar a ser entendida como uma colagem de coisas distintas, e o que era pra ser uma curva passa a ser uma sequência de pontos.

No violão, além de tocar com som bonito, dois desafios se apresentam. A princípio, cada dedo tende a tirar um som levemente diferente dos demais, bem como as mudanças de timbre têm de ser suaves também, ao invés de ir sempre de um oposto pro outro.

Para igualar o som dos dedos, recomendo estudar escalas em que cada nota é tocada quatro vezes, uma por cada dedo (p, i, m e a). Estude lentamente, para poder ouvir com precisão o timbre, e igualá-lo. Recomendo tocar uma nota por segundo (60 bpm), no máximo.

Em seguida, estude tocando cada nota duas vezes, usando todas as combinações de pares de dedos possíveis (i m, i a, m a, p i, p m, p a e vice-versa). Preste especial atenção nas combinações que usam o polegar.

Para controle da mudança de timbre, recomendo estudar primeiro toda a escala em doce e toda a escala em metálico. Em seguida, comece a escala no doce, à medida que a escala vai pro agudo vá progressivamente mudand pro metálico, e a partir da descida da escala volte para o doce. Por fim, a inversão do mesmo exercício: comece no metálico, vá ao doce e volte para o metálico. Evite fazer variação de dinâmica também, e procure ater-se a mudar o timbre, nada mais.

Bons estudos, amigo internauta!

Um comentário:

  1. Rapaz, bom demais essas dicas! Descobri o seu blog hoje ! e de agora em diante vou visitá-lo com frequencia! sou iniciante no violão! e com certeza tudo o que você compartilha aqui irá me ajudar a melhorar na formação técnica, musical, repertório e conhecimento de obras. obrigado!

    ResponderExcluir