Amigo internauta,
Uma situação atual me fez refletir o quanto nós que amamos a arte estamos perdidos em nossos próprios umbigos e deixando de olhar para o todo.
Victor Santana, jovem virtuose da capital, de família humilde, acaba de ser aprovado para estudar na Alemanha e precisa de apoio financeiro até 31/7/15 para realizar os estudos no exterior. Mais informações aqui.
O problema não foi causado por Victor ter sido reprovado em algum programa de bolsas de estudo no Brasil. O problema é que NÃO HÁ programa de bolsas de estudo no Brasil que ele possa se inscrever. Esse é um dilema que milhares de jovens enfrentam, não apenas o Victor.
Se investigarmos mais a fundo, temos ainda outro problema: embora seja muito bom adquirir experiência internacional, será que os jovens artistas brasileiros buscarem formação no exterior seria um sinal de alerta para o ensino universitário em música no Brasil? Esse é mais um problema coletivo.
No entanto, esses problemas coletivos, entre outros, são tratados como se fossem individuais. E cada artista, cada família, fica em busca de um momento cinematográfico em que um jovem que enfrenta todas as dificuldades magicamente realiza seus sonhos.
Precisamos tratar os problemas coletivos coletivamente, e os individuais individualmente. Peço que apoie Victor agora clicando aqui e, caso você queira contribuir na construção de soluções para problemas coletivos, que escreva um comentário. Já estamos planejando coisas a fazer, e toda ajuda será bem-vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário