domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sobre a importância de estudar música com um professor

Amigo internauta,

Tenho recebido nas últimas semanas diversas mensagens com praticamente a mesma mensagem: "gostaria de tocar como você, mas não quero ter uma professor".

Acho que ainda não está claro pra geração "download tudo de graça" a importância de ter um professor, e quero falar um pouco a respeito disso.

Tocar um instrumento é uma habilidade, não é mero acúmulo de informação. Não é como ler um livro sobre um tema, e após absorver informação, você está pronto. Tocar um instrumento, ou cantar, é uma habilidade, que requer mais que informação, como controle fino dos movimentos, consciência corporal, equilíbrio mental e emocional, entre outros.

Como qualquer habilidade, a mera transmissão de informação não é suficiente para garantir que essa habilidade está sendo bem assimilada. É preciso o acompanhamento de alguém para ter certeza que o desenvolvimento está sendo correto.

Fazendo uma pequena analogia: acho que você, amigo internauta, já deve conhecer a Supernanny. É um programa de TV em que a "apresentadora" mostra técnicas e dá dicas a pais com famílias problemáticas a como criar melhor seus filhos. Para quem não conhece, segue um pequeno trecho abaixo.



A estrutura do programa é basicamente a mesma: a babá visita a família, enxerga os problemas, oferece técnicas, fica alguns dias fora da casa, e na volta vê filmagens feitas nesse período. É incrível como em todos, T - O - D - O - S, os programas as famílias aplicam muito mal diversas das técnicas mais importantes, embora algum progresso em outras áreas são verificáveis.

O mais interessante a observar é que esse é um programa conhecido, acessível, e toda família que participa do programa certamente já viu ao menos uma edição anterior. Várias das técnicas que ela passa estão presentes em todos os programas, e são justamente essas as que as famílias apresentam mais falhas em assimilar.

Imagine um aluno de violão que é apresentado a formas de resolver seus problemas que ele nunca conheceu antes. Será que ele será parte dos 0,000001% que só com a assimilação de informação vai adquirir a habilidade? É possível, mas esses casos tão excepcionais brilham tão intensamente que acho pouco provável que qualquer pessoa com mais de 12 anos faça parte desse grupo e não tenha sido percebida.

Assim como se a Supernanny só passasse as informações e saísse a situação mudaria pouco, um aluno que só recebe a informação e não têm um acompanhamento evolui muito pouco, a passos de tartaruga.

Creio que a maioria dos que não querem um professor não o fazem por limitações econômicas, mas pelo comodismo que a geração "download grátis" está acostumada. Ainda assim, há diversas boas opções de aprender música de graça, ou a baixo custo.

Faça uma experiência: procure um bom professor, com curso superior em música (embora diploma não seja garantia de boas aulas, podemos dizer hoje que a falta de diploma é quase certeza de más aulas), e faça um mês de aulas.

Aposto que nessas quatro semanas, se você tiver comprometimento, terá evoluído o mesmo que melhoraria em quatro meses. É um investimento que vale mais a pena que o gasto de imprimir o que se acha na internet (na maioria, material com falhas).

2 comentários:

  1. Mas como, o professor tem que acompanhar.
    É necessário sim.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  2. Amei o post.
    Eu fiz 2 anos de aula de piano, ano passado as aulas acabaram e eu não pude mais continuar por causa de dinheiro. Esse ano tive que me virar, não consigo estudar sozinha direito, eu só baixo da internet algumas partituras e tento executá-las da melhor maneira possível porque tem coisas que ainda não entendo e tem diversos trechos que eu não consigo fazer porque tenho pouca agilidade nos dedos.
    Eu acho que evoluí um pouco, tipo 5% ashauhsa. Concordo com você, um professor faz maior falta. Cara, tenho me esforçado, mas nem sei se esse esforço tem valido muito à pena.
    Gostei do seu blog.
    Bye abração.

    ResponderExcluir