domingo, 31 de maio de 2009

Pirataria na blogosfera

Amigo internauta,

Diversos blogs têm sido fechados por violação de direitos autorais. Recentemente, blogs dedicados a pequenos nichos também encerraram suas atividades, o que têm causado revolta em certos internautas que viam nesses blogs um veículo para ampliar sua cultura musical, pois se voltavam apenas para estilos ausentes dos grandes veículos de comunicação de massa.

Embora lamento a perda de sites que dão espaço para músicos que estão ausentes da mídia, acho a decisão correta.

Houve um tempo em que a cópia de material protegido era a única forma de ter acesso a informação. Esse tempo acabou. Hoje há conteúdo livre e gratuito em quantidade e qualidade suficientes para qualquer blog que realmente se dedica à divulgação cultural poder cumprir sua finalidade sem recorrer à reprodução ilegal de qualquer material protegido por direitos autorais. O "open source", a licença "creative commons", a ideia de "informação gratuita e acessível" pegou. E todo meio de divulgação cultural pode fazer uso desse material.

Até o presente momento, não conheci um único blog que diz "não ter qualquer ganho com o site e visa apenas a divulgação cultural" que apresentasse um só exemplo de divulgação de material que pode ser acessado livremente. Nem ao menos um link pra um myspace ou youtube da vida. Só a pirataria pura e simples.

Creio, amigo internauta, que blogs dedicados à pirataria devem ser fechados. É uma atividade ilegal e que traz muito mais prejuízos que os benefícios que os "divulgadores culturais" pensam que proporcionam.

Porém, blogs dedicados à divulgação cultural e à disseminação do conhecimento têm um campo infinito a explorar de material livre, gratuito, disponível e que receberá de braços abertos qualquer um disposto à difundí-los.

Agora é a hora de ver quem está realmente interessado em disseminar conhecimento e quem apenas quer ver a pirataria correr solta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário