segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sugestão de mudança na lei eleitoral: o voto contra

Amigo internauta,

Mais uma vez vem à tona o assunto da reforma política. Aliás, isso é o nome bonito que estão chamando, porque na verdade só será alterada a lei eleitoral - a política continuará do mesmo jeito, sem reforma alguma.

Como ainda está no tempo das propostas, gostaria de contribuir com uma sugestão: o voto contra. O eleitor pode votar contra um candidato. Para efeitos de contagem de votos, cada voto contra cancela um voto a favor. Ou seja, um candidato que recebeu mil votos contra e mil votos a favor teria, para efeitos práticos, nenhum voto válido.

O resto permanece: votação proporcional, com legenda, etc.

Dessa forma, a massa do eleitorado que anula ou se recusa a votar se sente incentivada a se manifestar, pois passa a ser parte do processo eleitoral o que simbolicamente chamamos de "voto de protesto".

Além disso, as legendas seriam mais cuidadosas na confecção das chapas. Políticos impopulares, potenciais chamadores de "votos contra", comprometeriam todos os colegas de partido. Poderia gerar uma tendência deles perderem seu espaço, e dar oportunidade para novos políticos ocuparem o poder.

Eu sou a favor do voto contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário