Amigo internauta,
Talvez essa é a pergunta mais formulada no Brasil. A resposta não é simples, e na verdade há uma série de fatores.
A entrevista de Francenildo Costa publicada Folha de São Paulo de ontem (assinantes UOL e Folha podem lê-la em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0806200917.htm) mostra um desses porquês que são pouco conhecidos.
No Brasil, qualquer testemunha de mau uso de verba pública acaba sofrendo uma punição maior que o acusado. Compare aonde o ex-caseiro e o ex-ministro Palocci estão. Esse caso, infelizmente, não é exceção.
É fundamental para combater a impunidade no Brasil a criação de um ambiente favorável para que testemunhas possam colaborar com a justiça. Poucos parecem se preocupar com esse problema, e não conheço qualquer avanço significativo nessa área nos últimos anos.
Foi muito positiva a implantação há cerca de dez anos de disques-denúncia que recolhem informações sobre crimes cujas vítimas são na sua maioria da classe média e alta, e é preciso fazer coisas similares contra os crimes de colarinho branco, cometidos pelos ricos.
Mas vendo o que acontece na mais alta corte de justiça desse país, vê-se que iniciativas que podem colocar ricos na cadeia não são bem-vindas. Outro porquê de tanta corrupção no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário