segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estudando música no exterior: Inglaterra

Amigo internauta,

Mais informações sobre um destino de interesse para estudantes de música, a Inglaterra.

Cenário musical

Desde o século XVIII a Inglaterra é um palco importante, embora tenha passado muito tempo sem qualquer compositor de destaque. Re-estruturou toda a cadeia da música há cerca de 50 anos, e aumentou consideravelmente sua produção musical. É um dos locais privilegiados para iniciar uma carreira.

Cenário acadêmico

Mesmo em universidades de menor porte, há um clima de entusiasmo. Naturalmente, há professores mais talentosos que outros, mas tenho a impressão que a maioria está interessada em produzir, progredir, e fazer sempre melhor.

Em vários instrumentos encontram-se no país alguns dos melhores professores do mundo. Desde os anos 50 a Inglaterra têm formado vários dos músicos de maior prestígio, que continuam atuando no país.

Sistema educacional

Embora o equivalente inglês do ensino médio tenha uma estrutura bem diferente, brasileiros com o ensino médio completo vão direto para a universidade, sem precisar fazer cursos extras.

Os cursos superiores de música são oferecidos por conservatórios de música e por universidades. Os cursos em diversas universidades são apenas de musicologia, mas há universidades que oferecem cursos para instrumentistas, compositores, regentes, etc.

A estrutura do ensino superior é muito parecida com o sistema estadosunidense, portanto o diploma é reconhecido no Brasil. Com frequência os cursos são mais intensos e, embora tenha carga horária parecida, duram um ano a menos.

Mesmo as escolas públicas cobram taxas dos alunos. Embora a recente desvalorização da libra esterlina tenha tornado o valor mais acessível, o custo por ano de um curso na Inglaterra é equivalente a um bom carro 0km. Com frequência há preços diferenciados, em que residentes na Inglaterra e da União Européis pagam menos. Some-se a isso todas as despesas de viver no país. O custo de vida inglês é muito alto, e Londres é uma das cinco cidades mais caras do mundo.

Indo ao país

Embora várias universidades e conservatórios ingleses aceitem vídeos como prova de admissão, recomenda-se a qualquer aluno que busca ajuda financeira fazer uma audição. Algumas escolas fazem audições fora do país.

Um bom domínio do inglês é fundamental, e faz parte dos documentos a serem enviados o resultado de algum teste de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS.

O que nós chamamos de bolsa de estudos costuma ser desconto (parcial ou total) do preço do curso, e não cobre todas as despesas. Em algumas circunstâncias, é possível que esteja incluída moradia no campus da faculdade. Ainda assim, todo gasto com alimentação, transporte, seguro saúde, material de estudo tem de ser pago pelo estudante.

É possível trabalhar durante o período de estudo, porém é preciso observar certas normas para obter essa permissão. Várias dessas regras são determinadas pela escola.

Para obter mais informações sobre as universidades e possibilidades de bolsa de estudos, recomendo contactar a agência do British Council mais próxima.

Para obter o visto, toda a tramitação tem de ser feita no Brasil, pessoalmente. Recomenda-se iniciar a burocracia com um ano de antecedência. O calendário escolar inglês inicia em agosto / setembro.

Vivendo no país

É comum que as universidades tenham moradia estudantil no campus. Exceto em casos excepcionais, é preciso pagar aluguel para morar nessas casas, e o custo nem sempre é inferior a alugar uma residência comum. No entanto, pode haver vantagens extras com a redução de custos de transporte ou de outros serviços (internet, lavanderia, etc.). Conservatórios de música, em geral, não oferecem moradia estudantil.

Como comentado acima, é possível trabalhar durante o período de estudo, mas é preciso seguir normas, das quais várias delas são determinadas pela instituição de ensino.

Ficando no país permanentemente

Ao final dos estudos, o aluno precisa sair do país. Caso ele tenha um visto de trabalho, então ele pode permanecer. Portanto, estudantes de música que pretendem continuar na Inglaterra devem procurar uma colocação no mercado de trabalho ao longo do curso.

É melhor ficar no Brasil se...

O maior empecilho para brasileiros viverem na Inglaterra é o alto custo de vida. Mesmo com bolsa integral (cada vez mais raras), é preciso gastar muito dinheiro.

5 comentários:

  1. achei muito interessante o artigo.
    Nelson Junior
    músico tecladista

    ResponderExcluir
  2. por favor , tenho interesse em fazer um curso de piano em londres , mais ou menos por 1 ano. pode me indicar algum conservatorio ? ou algum curso mais espefico em alguma universidade de musica. desde ja agradeco, andretrevizan@hotmail.com se possivel faça contato.
    abraco

    ResponderExcluir
  3. Ola,meu nome é Mike Nicholas,eu gostaria de saber se podemos entrar emcontato pelo e-mail para que eu possa adquirir maiores informações sobre o artigo.Embora eu seja menor de idsde,tenho muito interesse em estudar no exterior.
    Tenho um paddrinho que há de me ajudar com os custos,sendo assim,também poderei te ajudar no que precisar.Não tenho como lhe agradecer;

    mike_nicholas_@hotmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gostaria de fazer faculdade de musica na Inglaterra e gostaria que você me indicasse uma universidade, e eu não tenho dom mas sou muito esforçado.meu e-mail é nikolascosta_@hotmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do artigo. Quero fazer faculdade de música em Londres,tenho parentes lá, e gostaria que você me indicasse uma faculdade de pouco custo. Email para contato kaka19kard@yahoo.com.br

    ResponderExcluir