quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Teste de encordoamentos: D'Addario Titanium

Amigo internauta,

Recentemente pude testar um encordoamento para violão novo no mercado: o D'Addario Titanium, na tensão normal. Esse tipo de encordoamento é vendido nas tensões normal, alta e extra-alta.

Não consegui encontrar na internet uma explicação convincente do porquê utilizar o termo "titânio" como nome fantasia. Todos os fabricantes descrevem seus encordoamentos com esse nome apenas como uma liga de nylon mais densa que a dos demais encordoamentos.

Esse encordoamento que testei tem mais projeção e intensidade que a série Pro Arte, também da D'Addario, além de maior sustentação nas notas e ser mais sensíveis ao vibrato. Porém, a nota tem um ataque inicial muito intenso, que pode soar agressivo. Grosso modo, ela lembra a sonoridade das Augustine Regals. Caso a Agustine fizesse um encordoamento de tensão ainda maior que a Regals, o resultado soaria parecido com a D'Addario Titanium tensão normal.

Ela tem uma vantagem importante se comparada com outro encordoamentos "titanium": ela é pouco suscetível a arranhões de unhas mal-polidas, o que acaba conferindo às primas uma durabilidade muito boa.

Entre os encordoamentos Titanium que testei, ainda prefiro a Galli, pois o ataque muito pronunciado da D'Addario me incomodou um pouco. Porém, creio que violonistas que buscam um som com mais "pegada" e cordas com muita durabilidade vão gostar da D'Addario Titanium.

2 comentários:

  1. Olá Alvaro. Gostaria de saber aonde vc comprou este cordoamento. Pro flamenco ele é bem interessante e não tenho encontrado em belo horizonte. Será que poderia me passar o endereço ou telefone do local no e-mail lukalahara@gmail.com?
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, acho que um bom ponto-de-partida é a www.guitanda.com . Mas o ideal (até pelo preço) é comprar em sites no exterior, como o www.justrings.com , o www.stringsbymail.com ou o www.saitenkatalog.de .

    Tire bons sons do seu violão com sua corda preferida!

    ResponderExcluir