sábado, 4 de julho de 2009

Congressista brasileiro é dos mais caros do mundo

Amigo internauta,

Segundo matéria da Folha Online ( link ), o preço pago pelo cidadão brasileiro para manter um congressista é o mais caro dentre os países estudados.

São necessários mais de 80 brasileiros para pagar o custo de um parlamentar. Na Inglaterra, apenas 12.

Se considerarmos que o Brasil vive uma corruptocracia plena, está na hora de discutir o fechamento do Congresso, a total inelegibilidade dos atuais mandatários do poder, e / ou maneiras da população ativamente punir um político, de preferência durante o mandato.

Já ficou claro que a ideia de simplesmente votar em outro candidato não resolve. A falha está no sistema, e as pessoas que estão nele envolvidas fazem pouca diferença. O Brasil é um república corruptocrática, não democrática, e a eleição de qualquer político invariavelmente vai produzir corrupção e mau uso da verba pública.

Uma alternativa é a adoção do "voto contra". O eleitor que quer punir um político pode votar contra esse candidato. Cada voto contra cancelaria um voto a favor.

Essa seria uma forma do cidadão brasileiro protestar de verdade. O voto branco e o nulo ajudam a eleger os mesmos de sempre, e não há qualquer perspectiva que novos políticos poderiam ser melhores que os atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário