quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Estudando música no exterior: EUA

Amigo internauta,

Algumas informações sobre o destino mais comum para estudantes de música no Brasil, os EUA.

Cenário musical

Os EUA é um dos maiores centros de produção e consumo de entretenimento do mundo. As oportunidades para trabalhar nessa área são ilimitadas. O cenário da música de concerto também é muito bom, com centenas de orquestras e algumas dezenas de casas de ópera com programação regular, além de uma intensa atividade de música de câmera. Toda a cadeia produtiva funciona muito bem, e proporciona ótimas oportunidades para iniciar uma carreira.

Cenário acadêmico

Os Estados Unidos da América tem de tudo. Apesar das infra-estrutura das universidades ter um padrão acima da média do Brasil, há desde verdadeiras "lojas de diplomas" às mais importantes escolas de música do mundo.

Portanto, saber escolher bem é fundamental. Imaginar que qualquer lugar dos EUA é melhor que qualquer lugar do Brasil é um mito, e é possível que um brasileiro que aceite ir no primeiro lugar que aparecer encare uma grande roubada.

Sistema educacional

O sistema educacional do Brasil é praticamente igual ao dos EUA, com cursos com a mesma duração, portanto a validação de diplomas entre os dois países é relativamente simples.

Mesmo as escolas públicas cobram taxas dos alunos, e é normal que estrangeiros paguem valores mais elevados. Embora a desvalorização do dólar tenha tornado o valor mais acessível, o custo anual do curso e despesas gira em torno de um carro popular zero km.

Naturalmente, viver em Nova York custa mais que numa cidade do interior da Virgínia, portanto o custo das despesas pode variar muito. Por outro lado, as oportunidades profissionais são maiores nas grandes cidades.

Indo ao país

Embora várias universidades aceitem vídeos como prova de admissão, recomenda-se a qualquer aluno que busca ajuda financeira fazer uma audição. Algumas escolas fazem audições fora do país, e com frequência tocar para um professor de universidade estadosunidense vale como uma audição, portanto, se alguém que você queira fazer aulas venha ao Brasil, pode ser muito bom fazer de tudo para tocar pra seu potencial professor.

Um bom domínio do inglês é fundamental, e faz parte dos documentos a serem enviados o resultado de algum teste de proficiência, como o TOEFL. Diversos bons músicos, mesmo com bolsa, foram impedidos de estudar por não conseguir a nota mínima nesses testes de inglês.

O que nós chamamos de bolsa de estudos costuma ser desconto (parcial ou total) do preço do curso, e não cobre todas as despesas. Em algumas circunstâncias, é possível que esteja incluída moradia no campus da faculdade. Ainda assim, todo gasto com alimentação, transporte, seguro saúde, material de estudo tem de ser pago pelo estudante.

É possível trabalhar legalmente durante o período de estudo, com muitas restrições. Várias dessas regras são determinadas pela escola.

A Embaixada dos EUA mantém escritórios em diversas cidades brasileiras que dão orientação gratuita ou a preços baixos para qualquer pessoa que queira estudar nos EUA, os Education Advising Offices. Contacte esses centros para mais informações, e evitar conselheiros que cobram taxas altas.

Para obter o visto, toda a tramitação tem de ser feita no Brasil, pessoalmente. Recomenda-se iniciar a burocracia com um ano de antecedência. O calendário escolar estadosunidense inicia em agosto / setembro.

Vivendo no país

É comum que as universidades tenham moradia estudantil no campus. Exceto em casos excepcionais, é preciso pagar aluguel para morar nessas residências, e o custo nem sempre é inferior a alugar um imóvel comum. No entanto, pode haver vantagens extras com a redução de custos de transporte ou de outros serviços (internet, lavanderia, etc.).

Como comentado acima, é possível trabalhar durante o período de estudo, mas é preciso seguir normas restritas, das quais várias delas são determinadas pela instituição de ensino.

Ficando no país permanentemente

Ao final dos estudos, o aluno precisa sair do país. Caso ele tenha um visto de trabalho, então ele pode permanecer. Portanto, estudantes de música que pretendem continuar nos EUA devem procurar uma colocação no mercado de trabalho ao longo do curso.

É melhor ficar no Brasil se...

O maior empecilho para brasileiros manterem seus estudos nos EUA é o custo de vida, embora esteja mais acessível.

Especialmente em se tratando de graduação, há poucas universidades nos EUA que são realmente superiores aos melhores centros de ensino do Brasil. É um melhor investimento deixar para fazer uma pós-graduação por lá.

30 comentários:

  1. quero muito ser cantora e ir fazer a minha faculdade de musica e de artes cenicas nos eua

    ResponderExcluir
  2. QUERO ESTUDAR MUSICA NOS EUA

    ResponderExcluir
  3. oi, você saberia algo sobre mestrado e faculdades de música na espanha?
    ou algum site para eu começar a procurar? não encontrei muita coisa...
    muito obrigada!
    maria
    maria.so.maria@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Maria, infelizmente não possuo informações sobre cursos de pós-graduação em música na Espanha.

    Sugiro começar sua pesquisa contactando a Embaixada do Brasil na Espanha.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se vc sabe me dizer quantos pontos ou q nota devo tirar para obter uma bolsa de estudo e se a embaixada americana dificulta muito o visto para estudante...

    ResponderExcluir
  6. Cada universidade exige pontuação ou mesmo provas de avaliação distintos. É preciso se informar caso-a-caso.

    Sobre a Embaixada dos EUA, infelizmente eles partem do pressuposto que toda pessoa que pede um visto pretende se transformar em imigrante ilegal, então eles não dão moleza.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu post. Gostei muito.
    Mas queria saber uma coisa: Onde posso encontrar mais informações sobre esses cursos no exterior ?
    Fiquei muito interessada nessa possibilidade, pois acredito que somente pelo fato de isso abrir mais oportunidades.
    Se você pudesse me dizer onde eu posso pesquisar mais sobre isso, eu ficaria bem agradecida...

    ResponderExcluir
  8. Alexia, muito obrigado. É um prazer poder ajudar.

    Na postagem, ao longo do texto, falo dos Education Advising Offices. Eles te auxiliam no processo, sempre gratuitamente. Uma busca no google é o suficiente para achar o EAO mais próximo de você.

    Abraço,
    Alvaro

    ResponderExcluir
  9. Ola, Sou muito apaixonada pelos EUA.
    Eu conseguiria viver la tocando músicas brasileiras?
    Sou compositora toco muitos instrumentos, sera que tem alguma possibilidade de eu conseguir viver de música la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. milhares de pessoas vivem de música nos EUA, Bruna. Se você tiver algo de interessante pra dizer, haverão pessoas dispostas a ouvir.

      Excluir
    2. "haverá pessoas dispostas a ouvir" ;)
      Bom post.

      Excluir
  10. Olá!
    Estou indo tentar bolsa de estudos nos EUA para Bacharel em Canto Erudito e quero saber de você pode me informar a diferença entre B.A; B.M; M.A e Majors.
    Outra coisa... Para iniciar estudos aí em graduação já é necessário ter uma prática em leitura métrica, ritmo, solfejo e etc avançado ou é como aqui no Brasil?
    Parabéns pelo blog e, desde já,agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Nikolas,

    B.A.= Bacharel em Arte
    B.M. ou B.Mus= Bacharel em Música

    Se você quiser um curso mais amplo, que englobe outras manifestações artísticas, BA. Se quiser ser cantor e estudar 8 horas por dia aquela ária difícil, BMus.

    M.A.= Mestrado em Arte. Sem a graduação antes, sem chance.

    Sobre majors e minors, recomendo você falar com um Education Advising Office (EAO), pois pra você entender plenamente é preciso entender o sistema educacional dos EUA, que é diferente daqui. Explicando uma dessas diferenças bem simplificadamente, é possível você fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo, tendo um como principal (major) e outro como secundário (minor). Grosso modo, eles precisam ser de áreas diferentes, ou seja, rola major em canto e minor em mecatrônica, mas não major em canto e minor em piano.

    Boa sorte! Seu melhor aliado são os EAO. Fale com eles!

    ResponderExcluir
  12. MUITO ESCLARECEDOR.
    EU PRETENDO ESTUDAR PERFORMANCE EM CANTO, MAS PRETENDO TRABALHAR COM ÓPERAS E TEATRO MUSICAL,ESPETÁCULO EM GERAL. NA SUA OPINIÃO SEIRA MAIS VANTAJOSO O BA OU O BM? ESTUDO CANTO LÍRICO HÁ 4 ANOS E ATUALMENTE ESTOU ME FORMANDO EM TÉCNICO EM CANTO.
    OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nikolas, é um prazer ajudar. Há nos EUA cursos de canto voltados especificamente para óperas e musicais. Pelo que sei, todos são BMus. Ou seja, provavelmente nem haveria a opção de você fazer BA em teatro musical.

      Excluir
  13. O que preciso para começar uma carreira musical nos Eua?Tenho uma banda há alguns anos aqui no brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado dos EUA é muito complexo, e os estudantes de música recebem formação para como conseguir se firmar no mercado. Portanto, é muito arriscado ir apenas com uma mala na mão, o instrumento na outra, e tentar a sorte. Recomendo ler bastante, criar um plano, e esgotar as possibilidades de crescimento no Brasil. Pra começar, leia o livro "Beyond Talent". Boa sorte!

      Excluir
  14. Ola Alvaro!
    Sou musico aqui no Brasil à 15 anos e estou pensando em fazer uma graduação nos EUA, provavelmente um Bmus, sabe me dizer se existe algum limite de idade pra iniciar uma graduação nos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, em princípio nos EUA é possível estudar com qualquer idade, mas pode acontecer de algumas universidades terem limite de idade. Consulte o lucal que você quer estudar. Boa sorte!

      Excluir
    2. Sabe me informar quais são os melhores cursos de Bacharelado em musica nos EUA?

      Excluir
    3. Melhor segundo quais critérios? Melhor pra quê?

      Enfim, acho que o melhor é você ir a um Education Advising Office, se informar sobre os cursos disponíveis, suas características, e daí fazer a sua escolha.

      Excluir
  15. Estou procurando um curso de verão para estudar canto, tenho preferência por Jazz. Gostaria de ir ainda esse ano. Vc teria alguma dica?
    Agradeço sua atenção.
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, que tal procurar sites e revistas especializadas em jazz? Como não sou da área, não tenho a menor ideia.

      Excluir
  16. Alvaro tudo bem? Sou formado em musica, e estou pretendendo ir para os EUA no começo do ano que vem... Gostaria de saber se tem escolas de musica federais ou estaduais ou mesmo particulares que funcionam como escolas de ingles que sao autorizadas a prover vistos de estudante . Ex: se me matricular em uma escola de ingles posso conseguir o visto como estudante ... Vc sabe me dizer se eu poderia conseguir isso também com escolas de musica que não sejam de graduação nem de pos graduação ? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só encontrará informações confiáveis sobre visto nos EUA por meio da Embaixada dos EUA, Consulado dos EUA, ou um dos Education Advising Offices. As regras estão em constante alteração, então só confie em informações de fontes oficiais do governo dos EUA.

      Excluir
  17. Quais são os lugares par se estudar música nos EUA que são melhores que os do Brasil? Tenho alguns conhecidos americanos que estudam música na Universidade do Tennesee (cidade de Martin), o que podes me dizer sobre essa universidade? É boa, ruim?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, não dá pra responder sua pergunta. Melhor pra pianista ou melhor pra baterista? Melhor pra tocar ou melhor pra fazer pesquisa? Melhor pra estudar ou melhor para se inserir no mercado dos EUA? Primeiro defina seus objetivos. Os Education Advising Offices podem te ajudar a fazer uma triagem após você definir o quê busca.

      Recomendo você pedir mais informações (brochure) pelo site das universidade que você receber indicação e avaliar se ela vai poder oferecer o que você busca.

      Boa sorte!

      Excluir
  18. Olá,
    Tem como entrar na faculdade no exterior EUA ou Inglaterra com a nota do ENEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, cada país tem sua própria política de acesso à universidade, e não reconhece a avaliação do pais estrangeiro.

      Excluir
  19. Daqui uns anos eu gostaria de ir aos Estudos Unidos para estudar música, é possível eu conseguir uma gravadora durante o período de estudo? Eu gostaria de ter uma carreira lá. Há muitas restrições?

    ResponderExcluir