segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Caracas agora é capital da Chavezuela

Amigo internauta,

Agora é oficial: a Venezuela pertence a Hugo Chavez. Um outro nome para o país cairia melhor: Monarquia Bolivariana da Chavezuela. Ou, considerando o domínio que essa nação exerce sobre Equador, Bolívia e outros vizinhos, talvez todo o grupo poderia constituir o Reino-Unido Bolivariano da Chavezuela.

Embora Hugo Chavez procure se associar a líderes da esquerda, como Fidel Castro, sua trajetória é quase uma refilmagem de ditadores de extrema direita. Como Adolf Hitler, tentou chegar ao poder primeiro por um golpe de estado, que fracassou, e depois o tentou pelos meios legais. Como Mussolini, sua figura foi adorada pelo povo e por nações vizinhas. Como Pinochet, mudou a legislação do seu país para beneficiá-lo. A única diferença que vejo entre ele e Hitler é que Chavez não escreveu um livro nos dois dias em que esteve preso.

Ao contrário do que Chavez e seus simpatizantes dizem, democracia não é a ditadura da maioria, tão pouco seguir decisões de referendos e eleições mil. Democracia é dar voz, representação política e poder a TODOS os grupos da sociedade, e fazer com que a sociedade crie pactos entre si. É fazer com que as decisões do país sejam razoáveis para todos, mesmo que não agradem plenamente a alguns.

Não é isso que se vê na Chavezuela. Há o grupo dos "con Chavez" e o resto. Todos esses referendos e eleições só ouvem um lado, e servem apenas pra dividir o país. Está pior que Corinthians e Palmeiras em final de campeonato.

O referendo de ontem também mostra que a "democracia bolivariana" é uma falácia. Há pouco tempo foi reprovado pela população um pacote de medidas que incluía a reeleição ilimitada. Chavez "reconheceu" a derrota criando outro referendo propondo só a reeleição ilimitada. Penso que, mesmo se o "Não" ganhasse, Chavez novamente iria mandar outro referendo. Como o governo dele só acaba em 2012, é tempo mais que suficiente pra insistir no tema até ganhar.

O que mais me surpreende é que ele encontra apoio em grupos brasileiros que, se vivessem sob a égide do bolivarianismo, não teriam a liberdade e o poder para combater o governo que desfrutam no Brasil.

Fiquemos atentos, pois. Pro momento, atualizemos os mapas. Caracas é capital da Chavezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário