Amigo internauta,
O violão é rico de detalhes que fazem diferença. Talvez por ser um dos poucos instrumentos em que o som é produzido usando os dedos das duas mãos, o fato é que pequenas variações no que os dedos fazem geram sonoridades distintas.
Para garantir um som limpo, sem ruídos de trastejo, é preciso ter cuidado com a pontaria e a força dos dedos da mão esquerda.
Ao contrário do que muitos pensam, não basta acertar o dedo dentro de uma casa do violão pra sair um bom som. É preciso ter uma pontaria tão precisa quanto a de um instrumento sem trastes, como o violino. E o ponto que nosso dedo deve atingir é cerca de 1mm à esquerda de cada traste.
Caso o dedo aperte a corda exatamente em cima do traste, sai um som abafado. Se apertar a mais de 1mm, é preciso empregar uma tensão extra, desnecessária.
Essa tensão desnecessária é uma das principais fontes de lesões que podem forçar uma pessoa a ter de abandonar o instrumento pro resto da vida, mesmo como amador, e pode comprometer pra sempre o movimento dos dedos em outras atividades cotidianas, como manejar talheres.
Pra evitar esse problema, um exercício muito simples ajuda bastante a calibrar a força necessária. Faça-o lentamente. Recomendo algo em torno de uma nota por segundo (60 bpm) no máximo. E, claro, aperte a corda cerca de 1mm à esquerda do traste.
O exercício consiste em tocar uma escala cromática, com um dedo em cada casa, tocando 1-2-3-4. Na primeira vez toque toda a escala, com cada dedo apenas encostando na corda, sem movê-la um só milímetro. O som sairá abafado.
Em seguida, toque toda a escala, com cada dedo apertando a corda, mas movendo-a muito pouco, sem encostar no traste. O som sairá abafado.
A terceira etapa é fundamental. Agora cada dedo aperta a corda só o suficiente para ela encostar muito de leve no traste. O som sairá trastejado, repleto de ruído. Seja rigoroso pra que todas as notas sejam tocadas assim.
Em seguida, faça o mesmo exercício, usando só um pouquinho de nada de força a mais, e todas as notas sairão limpas, sem tensão desnecessária e sem esforço.
Recomendo fazer esse exercício como aquecimento por pelo menos um ano, sempre lentamente (no máximo uma nota por segundo).
Se em alguma música você sente que está tocando com força demasiada, amigo internauta, pode fazer esse exercício nesse trecho ou na música, não apenas a escala cromática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário