terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Estudando música no exterior: Alemanha

Amigo internauta,

Desde que vim estudar na Europa vários colegas têm me perguntado como fazer para estudar aqui. Vou então fazer uma pequena série falando de alguns destinos para estudar música no estrangeiro. Inicio pelo país em que estou morando, a Alemanha.

Cenário musical

Há cerca de 300 anos a Alemanha é um dos países mais importantes no mundo da música. A maior parte dos grandes compositores nasceu ou viveu nesse país, que tem algumas das melhores orquestras e eventos de ópera do mundo. Poucos locais são tão atrativos para estudar música erudita no mundo.

Cenário acadêmico

Embora seja difícil encontrar um professor picareta, é comum achar professores desmotivados, que não reciclam seus conhecimentos há muito tempo, ou pouco talentosos. Paulatinamente está havendo uma renovação dos cargos de professor nas escolas superiores de música, e há uma forte tendência de professores mais entusiasmados, atualizados e competentes ocuparem essas vagas.

Mesmo em instrumentos que os alemães não têm uma tradição forte, como no violão, lecionam nesse país alguns dos mais destacados professores do mundo.

Sistema educacional

Na Alemanha é possível estudar música numa universidade (Universität) ou escola superior de música (Musikhochschule). Nas Universitäten se ensinam apenas matérias teóricas, quase todas ligada à musicologia (Musikwissenschaft), e exigem uma alta proficiência no idioma. Quem quer tocar, reger e compor tem de estudar nas Musikhochschulen.

Nas Musikhochschulen os cursos ministrados são de formação artística (Kunstlische Ausbildung), pedagogia musical (Musikpedagögik) e mestrado (Meisterkurz). Os dois primeiros são equivalentes à graduação do sistema educacional brasileiro (bacharelado e licenciatura, respectivamente). O Meisterkurz não é reconhecido como mestrado no Brasil, apenas como curso de especialização.

Algumas escolas estão oferecendo cursos próximos do sistema educacional dos EUA, o Bachelor e o Master. Como essa mudança não tem um ano, desconheço qualquer manifestação de uma instituição no Brasil que diga se o Master é reconhecido ou não no Brasil.

Indo ao país

As vagas nas boas escolas são muito disputadas, e pode acontecer de um professor não oferecer nenhuma vaga para aluno novo num determinado ano. Além disso, diversas instituições alemãs (embaixada, consulado, fundações acadêmicas) costumam exigir uma carta do professor que você pretende estudar. Portanto, diria que o primeiro passo para estudar na Alemanha é conhecer pessoalmente o professor almejado. Fazer uma aula com ele é fundamental.

A burocracia é lenta, portanto recomendo pelo menos 10 meses de antecedência para iniciar a tradução de todos os papéis.

As duas principais instituições que fornecem bolsa de estudo são o DAAD e o KAAD. Atualmente a verba do DAAD têm diminuído bastante. Uma bolsa de estudo na Alemanha significa o depósito mensal de uma ajuda de custo numa conta bancária sua e, com frequência, um curso intensivo de alemão antes do início do curso.

Praticamente todas as escolas alemãs são do governo, mas recentemente todos os alunos têm de pagar uma semestralidade para estudar. Atualmente a semestralidade custa entre 300 a 600 euros.

A embaixada ou consulado irá pedir alguma comprovação de fonte de renda, que pode se dar por três formas: ter ganho uma bolsa de estudos, ter numa conta bancária valor superior ao recomendado (cerca de 7.500 euros, atualmente), ou documento assinado por um responsável na embaixada dizendo que ele se compromete a te custear - naturalmente, essa pessoa tem de possuir bens superiores ao mínimo exigido pela embaixada.

Vivendo no país

Há na Alemanha residências estudantis (Studentenwonheim), mas elas não tem qualquer ligação com as escolas e universidades. Para viver numa Studentenwonheim, o processo é praticamente o mesmo de alugar um apartamento por uma imobiliária. Com frequência os custos de aluguel são parecidos. No entanto, pode-se economizar em internet, telefone, lavanderia e outros.

A maior chance de conseguir uma vaga numa Studentenwonheim é em junho e julho. A partir de setembro é praticamente impossível. Alguns sites ajudam a iniciar uma busca por imóvel ainda no Brasil, como o www.immobilienscout.de .

Além de alugar um apartamento no mercado imobiliário, outra opção é buscar uma república (WG). Um site útil para encontrar vagas em repúblicas é o www.wg-gesucht.de .

Todo mundo que vive na Alemanha (incluso os alemães) precisam se registrar no escritório dos moradores (Einwohneramt). Assim que conseguir uma residência, registre-se no Einwohneramt. Sem esse documento de registro não é possível abrir conta em banco, ter conta de telefone celular, assinar contrato de internet, nem regularizar o seu visto.

É possível viver no país falando um bom inglês. No entanto, para se integrar na sociedade, ou lidar com qualquer órgão do governo, falar alemão é importante. Há várias oportunidades de estudar a língua a preços módicos ou de graça, como em cursos fornecidos por entidades estudantis ou na internet, como em www.dw-world.de .

Ficando no país permanentemente

Há diversas oportunidades para músicos estrangeiros conseguirem trabalho na Alemanha. A mais comum é ensinando crianças e adolescentes em escolas particulares.

A legislação alemã é das mais condescendentes para com o estrangeiro. Entre as leis que favorecem o imigrante a continuar no país, é permitido que todo estrangeiro possa viver mais um ano na Alemanha após sua formatura para buscar emprego. Com um contrato de trabalho, o estrangeiro passa a ter visto.

É melhor ficar no Brasil se...

O principal problema de estudar na Alemanha é o fato do diploma de mestrado não ser aceito no Brasil. Dependendo dos objetivos do músico, estudar de 3 a 5 anos para obter um diploma sem valor no meio acadêmico pode ser uma péssima escolha.

36 comentários:

  1. Ólá Amigo!
    Muito interessantes as informações que você postou.
    Meu Nome é Clayton,tenho 24 anos, sou casado e tenho um filho de 8 meses. O que você acha que consigo indo pra alemãnha com a família? Dá ppra trabalhar e estudar/ consigo embarcar com a família?
    cocclayton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Clayton, não sei responder sua pergunta. Por favor, se informe com a Embaixada ou Consulado da Alemanha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, bastante instrutivo este post meu caro...

    Eu também penso em tentar a sorte na Alemanha, mas tenho uma dúvida, você que já está aí faz um tempo, saberia dizer se há cursos de Bateria em alguma dessas instituições que vc citou ?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Xoel,

    Várias escolas na Alemanha têm cursos de jazz, que incluem bateria. Aqui aonde estudo, em Nürnberg, tem, bem como em outras cidades.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Murilo sou violinista e gostaria muito de estudar na europa principalmente na alemanha.
    No topo deste post você mencionou que para pensar
    em começar a estudar nesse pais primeiro eu deveria conhecer um professor, isso também serve para bacharelado?
    Se a resposta é sim como faço para obter uma carta de um professor numa boa Musikhochschule?
    E mais duas perguntas:
    Todas as bolsas são de valor integral?
    Eu posso trabalhar la enquanto estudo?

    Obrigado antecipadamente!
    gostaria se nao for incomodo se a resposta fosse dada no meu email:
    murilo.bortolo@gmail.com

    E mais uma vez muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Murilo, espero que você consiga realizar seu sonho de estudar na Alemanha.
    As oportunidades de bolsa para graduação são escassas, e nesse caso conhecer o professor e contar com a ajuda dele é ainda mais importante.
    Entre em contato com um professor numa escola que você almeja e toque pra ele no Brasil, na Alemanha ou em outro lugar. Se ele se interessar pelo seu talento, ele certamente te enviará a carta e te ajudará no processo.

    Com relação à bolsa, acho que você não me entendeu. Na Alemanha, uma bolsa de estudos significa receber um dinheiro na sua conta mensalmente. Você é quem administra como ele será gasto.

    Sim, é possível trabalhar na Alemanha (formal ou informalmente) enquanto você estuda música.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por esclarecer as duvidas...
    e a propósito ótimo blog!!!

    ResponderExcluir
  8. ola sou a ana

    sou violetista pode-m indicar escolas de musica noas para eu vizitar o site?

    obrigada e bao sort para o futuro

    arma_viola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,

    É muito difícil separar as boas escolas num país que naturalmente busca a excelência. Dependendo do quê você quer estudar, um lista dessas seria totalmente diferente.

    Em http://www.miz.org/suche_17.html você encontra uma lista com todas as escolas superiores de música na Alemanha. Espero que com essa informação você consiga achar a escola que mais se adequa a seus objetivos.

    Abraços,
    Alvaro

    ResponderExcluir
  10. Olá Alvaro. Muito bom seu post.
    Mas se não for incomodo, sou guitarrista e gostaria de estudar na Alemanha, um dos paises que estou pesquisando. Gostaria de saber se uma dessas instituições oferecem o curso de Guitarra? Ou se tu conhece outras também?!

    Grato.
    Ariel ( ariel_dio85@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  11. Está cada vez mais comum ter escolas de música oferecendo curso de jazz, o que incluiria guitarra. A Musikhochschule Nürnberg é um exemplo (aliás, o professor de guitarra de lá fala português), e há várias outras escolas também.

    Em http://www.miz.org/suche_17.html tem uma lista com as escolas de música na Alemanha. É só pesquisar e perguntar pra ver.

    Abraços e Boa Sorte!
    Alvaro Henrique
    www.alvarohenrique.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostaria de saber de voce se na alemanha existe algum tipo de contribução que o musico precisa pagar ao governo e se quem nao tem work permt pode ser musico na nght da alemanha. (?) Morei na irlanda e lá é liberado! obrigado amigo ! julliano

    ResponderExcluir
  13. oi sou estudante do ensino médio e toco violino,gostaria de saber se tenho chance de coseguir e como faço.só que gostaria que fosse na grã betanha.
    agradeceria se me orientasse em algumas coisas, pois estou perdida, sou nova na area.

    obrigado

    ResponderExcluir
  14. Já escrevi um texto sobre a Inglaterra. Confira em http://amigointernauta.blogspot.com/2009/06/estudando-musica-no-exterior-inglaterra.html

    ResponderExcluir
  15. Olá Alvaro,sou Everton sou músico bandolinista e toca cavaco e violão também,sou da area do choro e do samba,estou indo pra Berlim no reveillon e fico por lá até o dia 04/10 depois vou para outros paises...isso tudo por conta..vou com a minha namorada que é agente de turismo aqui no brasil,e gostaria de saber de você se consigo algo para tocar por ai algum contato pelo menos pra fazer um som brasileiro só por tocar mesmo e para eu conhecer a música alemã...aguardo retorno Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  16. Everton, boa sorte nos seus projetos.

    Para tocar em instituições alemãs mesmo a chance é irrisória. Tudo lá é planejado com antecedência. Talvez em bares seja mais flexível.

    Para contatos na alemanha, aqui está um bom começo: http://www.brazine.de/rubrik.asp?rubrik=links

    Espero que dê tudo certo e você consiga muito sucesso na Europa!

    ResponderExcluir
  17. Olá Alvaro, meu nome é Camila sou violonista também e estou pensando em ir estudar na Europa e gostaria de saber se existem cursos livres de curta duração e se existem bares brasileiros onde é possível tocar a noite?!
    Mutio obrigada e muito legal sua atitude de ajudar a pessoas perdidas mas cheias de vontade como eu!

    ResponderExcluir
  18. Olá Camila,

    Não sei da existência de cursos livres de curta duranção na Alemanha. Sei que abundam festivais e cursos de férias, especialmente na primavera e no verão, que duram entre uma a três semanas. No site do Musikrat há links para esses eventos. No caso de violão em especial, vale a pena visitar o www.worldguitarist.com

    Sobre bares brasileiros, em cidades importantes é normal que tenham restaurantes e bares, normalmente com donos brasileiros.

    Vale a pena ir no site da embaixada do Brasil em Berlim e dos consulados, ver os links que eles indicam, além de sites como o Brasileiros na Europa, para ver mais informações de bares e restaurantes.

    Boa sorte na Alemanha, Camila!

    ResponderExcluir
  19. OLÁ AMIGO, LEGAL MESMO AS SUAS INFORMAÇÕES, TOCO TROMBONE HÁ UNS 8 ANOS JÁ E PELO QUE SEI EM MÜNCHEN HÁ UM CURSO BOM DESTE INSTRUMENTO. SE TUDO DER CERTO ESTOU INDO EM 2012, ASSIM QUE ACABAR A LICENCIATURA AQUI NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  20. Oi Alvaro!
    Muito legal seus postos de dicas sobre estudar na Alemanha.Meu nome é Elisa.Ha dois anos estou me preparando para estduar em Freiburg(tomara que consiga!),falo e escrebo fluentemente alemao,mas meu unico problema é escolher, saber reconhecer um grande mestre de piano para estudar.Vc conhece algum la Musikhochschulen, que poderia me dizer?Sei que vc é violonista, mas se pudesse me quebrar este galho, ficaria muito grata! meu email
    secret.garden011@gmail.com

    abraços
    Elisa

    ResponderExcluir
  21. Olá Elisa,

    Acho que você deveria começar sua busca se informado de quais são as escolas e quem são os professores. Essa informação você encontra em http://www.miz.org/suche_17.html .

    Busque pela internet, pelo próprio site da escola ou do professor, quem ele é, o quê tem feito, etc. Fique atenta pois o nível de piano é altíssimo. O mundo todo quer estudar piano na Alemanha.

    Abraços,
    Alvaro Henrique
    www.alvarohenrique.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Alvaro, tudo bem? Parabéns pela iniciativa de escrever sobre o assunto, está ajudando a muitas pessoas que como eu, tem vontade de estudar fora, mas não sabem nem por onde começar. Quando for a minha vez, vou seguir o seu exemplo! =) Você tem noção de como é a concorrência para o estudo de canto? Eu não sei se terei condições de ir antes para Alemanha fazer aulas com algum professor. É normal entrar em contato por e-mail, enviar vídeos de apresentação? Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado, Mari. A ideia é poder ser útil às pessoas.

    Canto é bastante concorrido.

    É sempre possível entrar em contato previamente apenas pela internet, mandar vídeos. Mas acho pouco provável que só esse contato te garanta uma carta de aceitação para pleitear bolsa de estudos - a não ser que você seja um daqueles raros talentos. Caso você possa ir à Alemanha sem bolsa, o contato prévio pela internet já está bom.

    Entre em contato com quem você quer que seja seu professor, de qualquer forma. Vai que ele está vindo pro Brasil ou algum país vizinho em breve...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. oi Alvaro. Quero lhe fazer algumas perguntas :) tá? então, sou Cantor (contratenor) e estou pensando seriamente em ir pra Alemanha estudar Música. o que devo fazer antes de Viajar? por onde devo começar? quero muito que vc me ajude com as suas respostas :) se possível você pode responder Via email também? email: emanuelmontenegro@hotmail.com Desde já muito Obrigado. fiquei feliz por esse Blog. abraço Alvaro! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, entre em contato comigo: http://www.facebook.com/alvarohenriquefanpage

      Excluir
  25. Oi, legal teu post.
    Eu queria pedir uma ajuda sobre estudar música na alemanha sem nunca ter estudado nada de música. Queria saber se é possível. Eu moro em Colonia. Entra em contato comigo em werneck24@hotmail.de.
    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Werneck.

      É claro que é possível estudar música desde o começo na Alemanha. Nesse caso, você deverá buscar uma Musikschule. Veja no site do Deutscher Musikrat a escola mais próxima.

      Excluir
  26. Kevin, vá a festivais, concursos e apresentações musicais com professores da Alemanha. Esse é o jeito mais fácil. Outra opção é escrever para vários deles e agendar uma viagem à Alemanha para conhecer vários professores, em cidades distintas. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  27. olá!guten tag! tenho 15 anos,estudo violão erudito,no brasil por enquanto estudo em escolas de música como a emesp-tom jobim(escola de musica estadual de são paulo)penso em fazer um bacharelado e licenciatura aqui e depois um mestrado na alemanha,estudo alemão e gostaria que você me desse algumas dicas de quais são as melhores escolas para se fazer um mestrado na área de violão erudito! dank!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, você sabe que escolher o "melhor" envolve gosto, e outras questões pessoais. Acho que seria importante você se informar melhor pelo site do Musikrat quais são as escolas, os professores, conhecer o trabalho deles, e tirar suas próprias conclusões. Respeito muito o Joaquin Clerch, o Tilmann Hoppstock, e tenho orgulho em dizer que estudei com Franz Halasz. Essa é minha opinião, que refletem meus gostos. Conheça melhor os professores (indo a festivais lá, por exemplo) para ter sua própria opinião.

      Excluir
  28. Alvaro.. realmente muito dez seu post! Muito instrutivo e realista!

    Tenho uma duvida: é possivel estudar musica na Alemanha apenas com o inglês como lingua ou o alemão é imprescindivel? Digo em relação aos primeiros anos de estudos, principalmente.

    Obrigado!

    Andres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andres, é possível iniciar os estudos na Alemanha sabendo apenas inglês, mas incomum. Na pós-graduação dá pra ficar apenas com aulas individuais e pequenas turmas (como música de câmara) no primeiro ano, em circunstâncias especiais e com a ajuda do professor do seu instrumento. Fale com quem você quer estudar, pois só ele pode tornar isso possível. Boa sorte!

      Excluir
  29. Seu blog e sensacional...parabens!!!Sou apoixonada por musica e provavelmente vou ter a oportunidade de iniciar musica por aqui na Alemanha...e seu blog simplesmente zerou com minha duvidas...de verdade obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Eiii...seu blog e sensacional, parabens!!!Sempre amei musica, mais nao tive oportunidade de estudar a fundo...cheguei estudar na Villa-Lobos...mais foi so pra iniciar mesmo...hj tenho oportunidade de reiniciar aqui na Alemanha (estou morando em Rostock) e gracas as suas dicas tudo ficou mais facil!!!De verdade obrigada

    ResponderExcluir
  31. Ola Álvaro, me chamo Sara. Muito obrigada pelas informações,

    Quero saber, do que preciso para poder estudar lá?

    Obrigado.

    ResponderExcluir