sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Vai um planejamento aí?

Amigo internauta,

Hoje é o primeiro dia útil do ano – não pra todo mundo, é verdade. Mas mesmo para aqueles que só voltam ao trabalho na segunda, é hoje que começam a ser postas à prova as resoluções de ano-novo de todos.

Muita gente crê que basta persistência e determinação para conseguir atingir seus objetivos. Sem dúvida, sem essas qualidades é muito mais difícil conquistar tudo que exige esforço, mas só isso não é suficiente. Acredito que é no mínimo igualmente importante fazer um bom planejamento. Muitas vezes temos a gana de fazer tudo o que é necessário, mas não sabemos o quê, como e quando fazer o que é preciso pra alcançar uma meta. Um planejamento vai dizer essas coisas.

Antes de tudo, um bom planejamento é feito por escrito. Mesmo que tudo o que foi anotado seja descartado, com a escrita é mais fácil organizar os pensamentos. Quem apenas pensa seu planejamento e não o escreve com freqüência precisa interromper o fluxo do pensamento e, logo em seguida gasta muito tempo recapitulando o que foi pensado. Nossa memória também não consegue registrar tudo o que pensamos. Além disso, como nossa cabeça funciona muito de forma visual, ver a palavra escrita no papel fixa melhor todas as idéias ali presentes.

Munido de papel e caneta, vamos começar nosso planejamento. Recomendo começar visando três datas diferentes. Para quem quer planejar apenas o ano de 2009, talvez seja bom usando como marcos o mês de abril (04), o mês de agosto (08) e o mês de dezembro (12). Quem tem em mente um horizonte mais distante, pode escolher datas que o contemple, por exemplo, para 2009, para 2014 e para 2019.

Vamos começar escrevendo seus objetivos. Um objetivo é um sonho, aquele ideal que primeiro vêm à nossa cabeça. Por exemplo, "ganhar bem". Escreva seus objetivos logo abaixo de cada uma das três datas que você escolheu. Não se censure. Anote inclusive aqueles desejos que você considera irrealizáveis, como comprar a casa dos seus sonhos. Procure encontrar um equilíbrio entre ser realista e alimentar seu sonho. Por exemplo, se para esse ano seria muito difícil adquirir aquela mansão com piscina, por que não incluí-lo como um objetivo para 2019?

Em seguida, vamos refinar cada objetivo e transformá-lo numa meta. Uma meta é um objetivo quantificável. Ela deve vir sempre acompanhada de números, datas, e detalhamentos que permitam auferir se aquilo foi atingido. Por exemplo, "ganhar bem" é difícil de ser conferido se está sendo alcançado. Já "aumentar meu salário em 20%" é algo que facilmente podemos percebemos se está sendo conquistado, se foi ultrapassado, ou quanto faltou para chegar lá.

Se você, amigo internauta, faz um planejamento desse tipo pela primeira vez, a próxima etapa vai exigir um esforço bem maior que as demais, mas certamente o sacrifício será recompensado. Agora é hora de anotar as estratégias. Para cada meta, determine o que você pode fazer para alcançá-la. Por exemplo, uma estratégia para "aumentar meu salário em 20%" pode ser aceitar um desafio profissional que levará a essa recompensa, buscar uma promoção, realizar cursos de qualificação que o valorize, ou ocupar o mesmo cargo em outra empresa. Procure o máximo de informação à sua volta para saber o que é preciso fazer para alcançar aquela meta. Converse com pessoas que já atingiram metas similares.

Passada essa etapa, vamos nos concentrar na rede de contatos. No nosso dia-a-dia sempre ouvimos que "o governo" decidiu, que "o povo" se manifestou, que "o mercado" analisou, que "a indústria" contratou, enfim, temos sempre a impressão que organizações impessoais determinam a realidade à nossa volta. Só que em todas essas entidades, são pessoas que fazem as coisas. Ter contato com essas pessoas é a chave para ser dono do próprio destino. Confira as suas estratégias e verifique quem pode influenciar na realização de cada uma dessas tarefas. Anote cada nome. Conheça essas pessoas. Converse com elas. Mantenha uma relação positiva com cada uma.

Por fim, vamos nos voltar para outra qualidade tão importante quanto determinação e persistência, e que por vezes se confunde com elas: foco. É preciso ter sempre em vista sua meta. Diversas metas exigem tempo, e é muito fácil se desmotivar nesse período em que grandes resultados ainda não aparecem. Um cronograma ajuda a manter o foco nesses tipos de tarefas. Por exemplo, se você está seguro que vai atingir o sonhado aumento de salário ao fazer um curso no exterior, faça um cronograma que contemple tudo o que é necessário para realizá-lo. Dessa forma, durante uma atividade exaustiva, como autenticar traduções de documentos, você estará cumprindo uma das etapas do seu cronograma que o deixam cada vez mais próximo da sua meta. Dessa forma, o desejo de atingi-la será renovado e intensificado.

Essas palavras são apenas recomendações gerais, e diversos casos vão exigir peculiaridades. Ainda assim acredito que elas constituem um bom começo para você realizar todos os seus sonhos, nesse e nos anos vindouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário